A Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi eleita a sexta melhor da América Latina no “QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean”. É o melhor resultado obtido pela instituição desde que o ranking começou a ser divulgado pela consultoria britânica, em 2011. Na região da EPTV, afiliada da TV Globo, a Unesp está presente em Araraquara (SP), Rio Claro (SP) e São João da Boa Vista (SP). No levantamento publicado na quarta-feira (1º), a universidade paulista aparece dividindo o sexto lugar com a Universidad de Chile, que também somou 92,5 pontos. A primeira posição é ocupada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC), que desbancou a Universidade de São Paulo (USP).
Na última edição do levantamento, a Unesp ficou com a oitava colocação. Na edição mais recente, a pesquisa avaliou 492 instituições de 26 países da América Latina e Caribe, incluindo 130 universidades brasileiras. A primeira posição no ranking ficou com a Pontifícia Universidad Católica, do Chile, seguida pela USP, no segundo lugar, e pela Unicamp, em terceiro. As instituições brasileiras lideram o levantamento, reunindo 26 universidades entre as 100 melhores. O Chile está em segundo, com 16 instituições, seguido pelo México, com 14. O ranking é publicado anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), uma consultoria britânica especializada no ensino superior.
Presente em 24 cidades do Estado, a Unesp desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as grandes áreas do conhecimento. São oferecidos 67 carreiras profissionais na graduação e um total de 136 cursos nas modalidades bacharelado e licenciatura. A universidade tem 3.182 professores e 51.820 alunos de graduação e pós-graduação, segundo dados do Anuário Estatístico Unesp 2023 (ano-base 2022). Para 2026, são oferecidas 7.690 vagas na graduação, sendo 5.867 através do vestibular Vunesp, 934 destinadas ao Provão Paulista, 729 do processo Unesp-Enem e 160 vagas do vestibular de meio de ano.
As inscrições para o vestibular da Unesp terminam no dia 8 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Vunesp. A taxa custa R$ 210, e o abatimento de 75% do valor é garantido aos quase 400 mil alunos matriculados no terceiro ano da rede estadual paulista. A primeira fase aborda conhecimentos gerais e é aplicada em 2 de novembro. A segunda, com conhecimentos específicos, acontece em 7 e 8 de dezembro. Para os interessados em conhecer melhor as unidades e cursos da Unesp, segue abaixo uma lista abrangente das diferentes áreas de estudo oferecidas pela instituição em diversos campi.