União acelera substituição em Ministério por receio de perda de espaço: Pedro Lucas Fernandes indicado com aval de Lula

uniao-acelera-substituicao-em-ministerio-por-receio-de-perda-de-espaco3A-pedro-lucas-fernandes-indicado-com-aval-de-lula

União acelera indicação por receio de perder ministério

A cúpula do partido almoçou com Gleisi após denúncia e ligou para Lula

O União Brasil acelerou, ao longo do dia, a indicação para substituir Juscelino Filho pelo líder da bancada na Câmara, Pedro Lucas Fernandes, no Ministério das Comunicações com receio de que o Palácio do Planalto aproveite a oportunidade para diminuir o espaço da legenda na Esplanada.

A substituição foi acertada no começo da tarde pela cúpula do partido, após um almoço com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, com os três ministros do partido — o próprio Juscelino Filho (Comunicações), além de Celso Sabino (Turismo) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e os líderes na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA), e no Senado, Efraim Filho (PB).

No almoço com Gleisi, houve garantias de apoio de lado a lado — o governo ao partido e o partido ao governo. Depois, a cúpula se reuniu e decidiu a substituição. E ligaram para o presidente Lula, que está no exterior. Lula deu o aval para a troca.

A velocidade da operação ocorreu por um receio do União Brasil de que Lula aproveitasse a situação para deflagrar uma segunda fase da reforma ministerial, desta vez focada em mexer nas posições do Centrão na Esplanada.

Por exemplo, atender a pressão do PSD para obter o Ministério do Turismo, hoje com Celso Sabino, também do União Brasil, fazendo com que seja Sabino, e não Fernandes, o substituto de Juscelino nas Comunicações.

Na prática, essa operação diminuiria o espaço do União na Esplanada. O partido tem hoje o ministério das Comunicações, do Turismo e do Desenvolvimento Regional com Waldez Góes.

Havia receio também de o PT pressionar pela perda de espaço do União Brasil. O partido sempre defendeu a diminuição dos espaços do União na Esplanada, com o argumento de que o partido não entrega em votações seu tamanho na Esplanada.

Um levantamento da consultoria Arko Advice feito em julho mostrou que o União era o quarto partido mais infiel ao governo até então.

A troca acabou sendo vista como positiva pela legenda. O indicado para ocupar o posto, Pedro Lucas Fernandes, é muito próximo ao presidente do partido, Antonio Rueda, e rivaliza com Juscelino no jogo interno do partido.

Ambos são do Maranhão e a composição incluiu que Juscelino assume o lugar de Pedro Lucas Fernandes na liderança da bancada na Câmara.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp