Press "Enter" to skip to content

União Europeia lança certificado da Covid-19

Os cidadãos europeu agora irão ter a oportunidade de viajar mais rapidamente provando que estão seguros para atravessar fronteiras. O Certificado Digital Covid vai entrar em vigor em todos os estados membros da UE nesta quinta-feira. O certificado pode ser utilizado em versão electrónica ou em papel. Este tipo de documento foi proposto pela primeira vez pelo primeiro-ministro da Grécia, em Março.

O ministro da saúde da Grécia disse que o certificado digital europeu foi uma sugestão do primeiro-ministro grego.” É algo que todos os ministros europeus estavam a tentar fazer avançar na última reunião no Luxemburgo. Compreendemos que é uma necessidade e uma grande conquista chegar a acordo sobre este objetivo comum, que ajudará cada cidadão europeu a mover-se de país para país da melhor maneira possível”

A nova ferramenta  conhecida como Certificado Digital Covid e estará em vigor nos 27 países que compõe a União Europeia, além de também ser utilizado na Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein. O certificado ira funcionar por meio de um aplicativo móvel gratuito, as pessoas poderão gerar um código QR certificando um ou mais requisitos que permitem viagens. O código será lido por um scanner instalado no aeroporto.

Os usuários  podem emitir uma versão impressa do passaporte da vacina. A União Europeia enfatiza quepor enquanto os passageiros não precisam ser sujeitos a testes para comprovar a inexistência do vírus e quarentena quando viajam para outros países membros.  Os países da UE não são os únicos países a adotar um passaporte de vacina.  A Escócia e o País de Gales têm certificados em papel, enquanto a Irlanda do Norte deve lançar seus próprios certificados no final de julho.