União Imperial é a grande campeã do Carnaval de Santos, SP. A escola conquistou o título com 269.8 pontos e o samba-enredo sobre os 50 anos da agremiação. A escola de samba Unidos da Zona Noroeste foi a vencedora do Grupo de Acesso após conquistar 268.5 pontos.
A apuração começou, por volta das 12h, com a abertura dos envelopes com as notas dos jurados, nesta terça-feira (10), no Teatro Municipal de Santos. O auditório do teatro ficou fechado para o público e somente cinco representantes das agremiações, a imprensa, além dos organizadores do carnaval da cidade, tiveram acesso livre ao local para acompanhar a apuração.
Todas as escolas de samba foram avaliadas por julgadores em nove quesitos de avaliação: Bateria, Harmonia, Evolução, Enredo, Samba de Enredo, Fantasias, Alegorias e Adereços, Mestre-Sala/Porta-Bandeira e Comissão de Frente. Os julgadores poderiam dar a nota máxima, 10, podendo decrescer em escala decimal: 9,9; 9,8; 9,7, e assim por diante. A menor pontuação foi descartada, assim como ocorre nos desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro.
No Grupo de Acesso, a Brasil e a Bandeirantes do Saboó foram penalizadas porque estouraram o tempo de desfile. Desta forma, cada agremiação perdeu 0.5 pontos. Já no Grupo Especial, nenhuma escola de samba foi penalizada.
Sete agremiações lutavam pelo título no Grupo de Acesso. A grande campeã foi a Unidos da Zona Noroeste com 268.5 pontos. A escola apresentou o enredo “Falsa Abolição – Somos os netos dos negros que vocês não conseguiram matar”. A agremiação, que ressaltou a luta do povo negro contra a escravidão, levou à avenida 750 componentes, distribuídos em 14 alas e dois carros alegóricos, apresentando um desfile crítico, de forte impacto social e histórico.
A União Imperial foi a grande vencedora do Grupo Especial, com 269.8 pontos, e levou R$ 35 mil de prêmio. Em segundo lugar, ficou a Unidos dos Morros, com 269.5 pontos, recebendo R$ 20 mil pelo vice-campeonato. Homenageando seus 50 anos de existência, a União Imperial do Marapé abriu o desfile do Grupo Especial por volta de meia-noite de sexta-feira (6), com o enredo “Consagração em Orixá: Renascer em União é a Chave da Vida”.
As mulheres da União Imperial também se destacaram. A rainha convidada foi a “rainha das rainhas”, Viviane Araújo, ao lado da musa da bateria, Sheila Mello. A escola se apresentou com 1.500 componentes, três carros alegóricos e 11 alas. A União Imperial soma em seu currículo 10 títulos do Grupo Especial. O desfile teve duração de 50 minutos, respeitando o tempo permitido.
A Vila Mathias, com 267.3 pontos, e a Real Mocidade Santista, com 266,6 pontos, caíram para o Grupo de Acesso em 2027. É sempre emocionante ver a paixão e o talento dessas escolas de samba que se dedicam intensamente para levar alegria ao público e representar suas comunidades com excelência e orgulho. Parabéns à União Imperial e a todas as agremiações que participaram do Carnaval de Santos 2026!




