Press "Enter" to skip to content

Unidade do Hospital Materno Infantil é isolada após morte de recém-nascidos por superbactéria

Última atualização 20/03/2017 | 16:10

A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) do Hospital Materno Infantil (HMI) está isolada após dois bebês morrerem infectados pela superbactéria Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC). A unidade foi isolada desde a última sexta-feira (17) e não pode receber novos pacientes. Há ainda quatro recém-nascidos com suspeitas de infecção, dois estavam na Ucin e outros dois na UTI Neonatal.

As informações foram repassadas pela direção do Hospital por meio de nota encaminhada ao portal de notícias G1. Ainda segundo a nota, os dois recém-nascidos mortos estavam internados na Ucin.

Em entrevista à TV Anhanguera, a diretora técnica do HMI, Sara Gardênio, afirmou que a contaminação pela bactéria foi causada pela super lotação na unidade de saúde. Segundo ela, o excesso de pacientes ocorre desde o carnaval, quando chegaram a estar internados 35 recém-nascidos, enquanto o local só tem capacidade para 22.

De acordo com Gardênio, os bebês internados na Ucin estão sob isolamento de contato, em uso de incubadora, com equipe específica para poder tomar conta e redução de visitas.

A situação é monitorada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HMI pela vigilância Sanitária. A previsão é que a unidade continue isolada até a próxima quarta-feira (22).

Transmitida em ambiente hospitalar, a KPC pode causar infecções sanguíneas, urinárias e generalizada, além de pneumonia. Os sintomas são febre, dor no corpo e dor na bexiga.

*Com informações do G1