Unidades da Secult Goiás recebem feira e show de MPB neste sábado, 10

Eventos culturais prometem movimentar duas unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) neste sábado ,10, em meio ao feriado prolongado de Corpus Christi. O Centro Cultural Octo Marques recebe neste dia, das 09h às 13h, mais uma edição da Feira Jornada da Solidariedade. No Centro Cultural Martim Cererê, a atração será o cantor Rodrigo Alarcom.

A feira tem entrada gratuita e contará com expositores das áreas da saúde, beleza, culinária e brechós. O evento também oferece à população programação com apresentação de fiandeiras, dança, exposição artística e recital de poesias e canto. A iniciativa tem o objetivo de divulgar o trabalho de empreendedores e entidades que atuam na área social para que alcancem maior visibilidade no mercado goiano.

“O espaço do [Centro Cultural] Octo Marques é amplo, bem localizado e é muito importante essa parceria com a Secretaria de Cultura para nos ajudar a levar essa ação para mais pessoas”, afirma Rômulo Vaz, organizador.

Show

Já o Centro Cultural Martim Cererê será palco da turnê RIVO III E A Fé, do cantor e compositor paulista Rodrigo Alarcon. O show irá acontecer a partir das 18h30, com a participação de artistas convidados. Alarcom promete uma apresentação cheia de emoção, com repertório passeando pelos seus primeiros trabalhos, como: “Apesar de Querer”, que já possui 25 milhões de plays apenas no Spotify; “Lado Vazio do Sofá”; e apresenta seu novo álbum, tema da turnê.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos