Unidades prisionais de Pires do Rio e Orizona recebem oficinas de leitura

Realizado em parceria com a Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP), o Projeto Tessituras – tecendo a vida, narrativas e livros: a materialização da leitura e do corpo do cárceredo Instituto Federal Goiano, leva oficinas de leitura para 35 reeducandos da Unidade Prisional Regional de Pires do Rio.

O Tessituras tem como objetivo resgatar a dimensão do ser humano em todos os âmbitos, visando à ressocialização efetiva, prevenindo o crime e orientando o retorno à convivência em sociedade. Os reeducandos têm acesso a livros e textos dos clássicos da literatura que levantam reflexões sobre trabalho, honestidade e vida em sociedade, entre outros.

“Nosso intuito é redimensionar nossas práticas pedagógicas visando à transformação social”, explica a professora Leonice de Andrade, uma das coordenadoras do projeto.

Iniciado no primeiro semestre deste ano, o projeto, que tem parceria do Ministério Público, abrange apenados do módulo de respeito, onde estão os presos de bom comportamento, no final do cumprimento de suas penas no regime fechado e também trabalham na unidade. O projeto é realizado a cada 15 dias e já conseguiu mudanças significativas no comportamento dos custodiados.

Um reeducando de 38 anos da UPR, que deixa o regime fechado no início de 2026, disse que o projeto mudou sua vida.

“A leitura me colocou num caminho que vou sair daqui melhor do que entrei. Inclusive, já estou fazendo o EJA (Ensino de Jovens e Adultos) do Ensino Fundamental. E pretendo aprender mais! Hoje, já penso até em fazer um curso superior. Quando estava na rua, nunca pensava em estudar. Esse projeto abre a mente da gente para querer aprender mais, para aprender a mudar de vida. O estudo tem a capacidade de melhorar a nossa vida”, revela.

Outro reeducando, de 34 anos, que deve deixar o regime fechado em agosto deste ano, fala sobre as reflexões proporcionadas pela leitura.

“Os livros me fizeram refletir melhor sobre a importância da família, especialmente das mães, tudo que elas passam pelos filhos. Lembrei da minha mãe, o quanto ela foi sofrida (faleceu na Covid). Precisamos respeitar demais as mulheres, especialmente as mães. Garanto que sou outra pessoa hoje”, afirma.

Com o sucesso do Tessituras em Pires do Rio, o projeto também foi implementado na Unidade Prisional Regional Feminina de Orizona, onde 50 reeeducandas participam da primeira fase do projeto de extensão.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gaetano Di Mauro conquista vitória histórica na Stock Car em Goiânia

No domingo, 24, Gaetano Di Mauro fez história na pista de Goiânia, conquistando a vitória na corrida principal da penúltima etapa da Stock Car 2024. Este foi o terceiro triunfo do piloto na temporada atual.
Di Mauro, que será piloto da Eurofarma em 2025, demonstrou uma performance dominante desde o início do fim de semana. No sábado, 23, ele conquistou pela primeira vez a pole position na Stock Car Pro Series, mostrando sua habilidade e consistência nas qualificatórias.
Na corrida principal, realizada em uma tarde escaldante na capital goiana, Di Mauro manteve a liderança de ponta a ponta, superando outros competidores notáveis como Ricardo Maurício. Sua vitória foi fruto de uma estratégia bem executada e de uma condução impecável.
Com esta vitória, Di Mauro reforçou sua posição na classificação geral da temporada e deixou claro seu potencial para as próximas competições. A conquista também marcou um momento especial para o piloto, que celebrou com entusiasmo ao cruzar a linha de chegada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp