Unimed Ferj deve retomar tratamento de pacientes com câncer em 24 horas

unimed-ferj-deve-retomar-tratamento-de-pacientes-com-cancer-em-24-horas

Justiça determina que Unimed Ferj retome tratamentos de câncer em 24 horas

A multa prevista em caso de descumprimento é de R$ 1 milhão. A diretora do Espaço Cuidar Bem afirmou que o atendimento será regularizado.

Justiça manda Unimed Ferj retomar cobertura de pacientes com câncer

A Justiça deu 24 horas para que a Unimed Ferj retome a cobertura integral dos pacientes com câncer. O prazo termina nesta quarta-feira (3). A multa prevista em caso de descumprimento é de R$ 1 milhão.

A ação foi motivada por denúncias de pacientes com câncer sobre dificuldades no atendimento e problemas na estrutura do local. Eles contam que clínicas e médicos conveniados foram descredenciados, o fornecimento de medicamentos foi interrompido, e o novo centro destinado ao tratamento não tem estrutura adequada.

A Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor e o Procon-RJ denunciaram falhas no atendimento na última terça (2), depois de uma fiscalização no centro oncológico “Espaço Cuidar Bem”, que pertence à Unimed e fica em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O espaço foi autuado.

Os órgãos identificaram “falhas graves na prestação de serviços” como falta de medicamentos e longas filas para a quimioterapia. Alguns pacientes aguardavam por até 4 horas.

Na manhã desta quarta, os pacientes protestaram contra os problemas nos tratamentos. Com cartazes e faixas, eles pedem a regularização dos protocolos de atendimento e melhorias na estrutura do espaço.

Os médicos credenciados também denunciam problemas no atendimento. Eles afirmam que a Unimed Ferj não tinha condições de assumir o cuidado desses pacientes.

“A situação também ocorre nos vários pronto-atendimentos da Unimed e se complicou muito em função do fechamento de várias emergências que atendiam pela empresa. Em especial, a emergência do Hospital da Unimed. Então, muitas vezes, essas estruturas que foram criadas apenas para triagem em emergências, o paciente deve permanecer na estrutura cinco, seis horas. Esse paciente está começando a permanecer nessa estrutura 24, 48, 72 horas, muito mais dias, o que nos coloca também numa situação de risco”, afirmou o neurologista João Mascarenhas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp