Unimed Ferj é autuada por falhas graves em tratamento de câncer

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Unimed Ferj é autuada por falhas em centro de tratamento de câncer

Agentes identificaram falta de medicamentos de quimioterapia, espera de 3 horas para atendimento e atrasos nas sessões mesmo com horário marcado.

A Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor e o Procon-RJ autuaram, nesta segunda-feira (1º), o centro oncológico “Espaço Cuidar Bem”, da Unimed Ferj, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Os órgãos identificaram “falhas graves na prestação de serviços”.

A ação foi motivada por denúncias de pacientes com câncer sobre dificuldades no atendimento e problemas na estrutura do local — e mostradas no DE na semana passada.

Durante a fiscalização, os agentes identificaram falta de medicamentos utilizados em tratamentos de quimioterapia, longas esperas para atendimento — algumas superiores a 3 horas — e atrasos nas sessões mesmo com horário marcado.

Também foram observadas questões estruturais, como ambiente mal ventilado e ausência de canais de comunicação eficientes — pacientes relataram que a Unimed só fornece informações de forma presencial, dificultando o acesso de pessoas debilitadas.

Segundo relatos colhidos pelos fiscais, o centro passou por mudanças recentes no modelo de atendimento, o que teria resultado no descredenciamento de clínicas e profissionais, além da interrupção no fornecimento de medicamentos.

Pacientes afirmam que o novo espaço não comporta a demanda e que há dificuldades para obter informações remotamente, o que afeta especialmente quem está em tratamento intensivo.

O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, afirmou que o órgão continuará acompanhando o caso. “É inaceitável que pacientes oncológicos estejam sendo submetidos a essa situação de desamparo, sem medicamentos, em ambientes inadequados e com longas horas de espera”, declarou.

“Estamos tratando de vidas. O estado vai agir com firmeza para garantir que os direitos desses consumidores sejam respeitados. A Unimed Ferj responderá por cada falha identificada. Saúde não é favor, é direito”, afirmou o secretário.

A Unimed Ferj será notificada e deverá prestar esclarecimentos sobre os problemas identificados.

Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor fiscaliza o Espaço Cuidar Bem — Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor

O QUE DIZ A UNIMED

Até a última atualização desta reportagem, o DE não tinha conseguido retorno da Unimed sobre a autuação.

Na semana passada, a operadora declarou que “não há falta de medicamento”.

“Devido à migração de dados provenientes do prestador anterior, os pacientes estão sendo contatados pelo Espaço Cuidar Bem para detalhamento e continuidade de seus tratamentos, bem como a confirmação da dosagem dos medicamentos”, justificou.

“A operadora reforça que o cuidado com o paciente e segurança no tratamento são suas prioridades.”

Fiscalização no Espaço Cuidar Bem, da Unimed Ferj — Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor

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