A Universidade Técnica do Sudeste (Southeast Technological University), em Carlow, na Irlanda, deve oferecer, a partir de setembro de 2024, um curso de bacharelado em Artes com foco em criação de conteúdos e mídia social. De acordo com o jornal britânico The Telegraph, serão ensinadas habilidades empresariais, edição de áudio e vídeo, redação criativa e habilidade críticas e culturas. As matrículas abrem em novembro deste mês.
“Percebemos que havia um interesse crescente nessa área, tanto por parte de estudantes e jovens, como também por parte dos empregadores. Então, avançamos no desenvolvimento do diploma”, comenta a professora Eleanor O’Leary, citada pelo jornal.
A professora ainda ressalta que o mercado global de influência digital vale cerca de 16 bilhões de euros (R$ 87 bilhões), e que as oportunidades de trabalho variam desde produção autônoma, colaborações com marcas até vaga fixa em empresas.
“É uma área que possui um conjunto específico de competências. Ela se baseia nas habilidades existentes de mídia, relações públicas e marketing, mas também é uma área muito nova”, diz a professora ao The Telegraph.
Ainda de acordo com O’Leary, o curso ensinará aos alunos até as leias da área, como a exigência legal de declarar uma publicidade: “Vamos ajudá-los a profissionalizar a prática para que passe de hobby a carreira. Fazemos isso educando sobre como pensar de maneira mais inteligente sobre o trabalho on-line, porque é isso que os melhores profissionais fazem.
Apesar de muitos jovens já terem domínio nas redes sociais, o objetivo da formação de digital influencer é educá-los em competência e conhecimentos empresariais, “ objetivo é desenvolver os jovens como campeões do próprio crescimento, para que saibam o que têm para oferecer”. A universidade da Irlanda vê essa nova graduação como um aprimoramento dos cursos já oferecidos na área de mídias digitais.