Universidade de São Paulo se destaca entre as 100 melhores do mundo em cinco áreas no THE World University Rankings by Subject 2025

A Universidade de São Paulo DE ficou entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas, de acordo com o ranking “THE World University Rankings by Subject 2025”, divulgado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE) na quarta-feira (22).

A consultoria classifica as universidades de acordo com as áreas de conhecimento. E das 11 áreas avaliadas, a USP ficou entre as 100 melhores universidades em cinco delas: Direito (58ª posição), Educação (67ª posição), Medicina e Saúde (86ª posição), Artes e Humanidades (98ª posição) e Ciências Sociais (97ª posição).

No ranking, as universidades americanas ocupam a primeira posição em nove áreas, e só perdem em Ciências da Computação e Medicina e Saúde, que são lideradas pela Universidade de Oxford, Inglaterra, conforme divulgou o Jornal da USP.

A Universidade Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) foram as instituições que conquistaram mais áreas, sendo três cada uma.

De acordo com o Jornal da USP, o THE by Subject atualizou a metodologia neste sétima edição, passando a empregar os mesmos 18 indicadores utilizados no ranking mundial, adaptados para cada área de conhecimento. Os indicadores são agrupados nas grandes áreas de ensino (ambiente de aprendizagem), ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação), qualidade da pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa), perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa) e indústria (renda e patentes).

A USP é eleita a melhor universidade da América Latina pelo segundo ano consecutivo; top 10 tem 4 brasileiras. A instituição se destaca não apenas no cenário global, mas também regionalmente, mantendo sua posição de destaque na América Latina. A qualidade do ensino, pesquisa e influência internacional são alguns dos fatores que colocam a USP entre as melhores instituições de ensino superior do mundo.

Em um cenário tão competitivo, manter-se entre as 100 melhores universidades em diversas áreas do conhecimento é um reflexo do compromisso e excelência da Universidade de São Paulo. O reconhecimento internacional reforça a importância da instituição no cenário acadêmico mundial e motiva a comunidade acadêmica a buscar continuamente a excelência em todas as áreas de atuação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp