Universidade LEC: Edital Oferece Prêmios e Imersão em Redação da DE no Nordeste

universidade-lec3A-edital-oferece-premios-e-imersao-em-redacao-da-de-no-nordeste

‘A Universidade LEC’: DE oferece prêmios de R$ 10 mil a estudantes universitários para produzirem reportagens; veja como participar

Alunos selecionados vão participar de imersão de 10 dias na redação da emissora e terão conteúdos publicados em plataformas da DE. Inscrições vão até 31 de outubro.

Universidade LEC – Jornalismo DE na DE lança edital no Recife

Universidade LEC – Jornalismo DE na DE lança edital no Recife

Estão abertas as inscrições para a edição Nordeste da Universidade LEC – Jornalismo DE na DE. O projeto é realizado pelo Movimento LEC, uma iniciativa da DE e da Fundação Roberto Marinho, e irá selecionar 10 estudantes que receberão, cada um, um prêmio de R$ 10 mil para produzir reportagens autorais (veja vídeo acima).

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 31 de outubro no site do Movimento LEC. Podem participar estudantes maiores de 18 anos, com vínculo ativo nos cursos de jornalismo, comunicação social com habilitação em jornalismo, estudos de mídia ou rádio e TV.

O tema desta edição é ‘Inovação nas cidades: onde o Nordeste se reinventa’, e os participantes devem propor pautas que destaquem soluções criativas, inteligência coletiva e iniciativas locais que inspiram o Brasil. A seleção será feita em quatro etapas, com avaliação técnica e banca de profissionais da DE.

Para se inscrever, além de preencher um formulário, é preciso enviar:

* uma descrição da pauta (até 2.000 caracteres) relacionada com a temática ‘Inovação nas cidades: Onde o Nordeste se reinventa’;
* um vídeo de até 1 minuto defendendo a proposta;
* hipóteses a investigar e fontes previstas;
* referências de base para a apuração;
* indicação do formato (texto, vídeo, podcast, etc.);
* documento que comprove o vínculo acadêmico.

Os selecionados para participar do projeto também vão fazer uma imersão de uma semana na redação da DE e mais três dias em uma afiliada local. Os conteúdos desenvolvidos serão publicados em plataformas da DE.

LANÇAMENTO DO EDITAL

1 de 3 A apresentadora do Fantástico, Poliana Abritta, participou do lançamento do edital da ‘Universidade LEC’, no Recife — Foto: Reprodução/TV DE

A apresentadora do Fantástico, Poliana Abritta, participou do lançamento do edital da ‘Universidade LEC’, no Recife — Foto: Reprodução/TV DE

O edital do projeto, que está na sua segunda edição, foi lançado durante uma aula aberta realizada nesta terça-feira (23), na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

O evento contou com a participação da jornalista Poliana Abritta, apresentadora do Fantástico; da repórter Bianka Carvalho e do apresentador Márcio Bonfim, que são jornalistas da DE Pernambuco.

Para a estudante Malu Rocha, que participou do evento, poder escutar os jornalistas falarem sobre suas trajetórias é uma forma de complementar sua formação.

> “Esta aqui é um divisor de águas nas nossas vidas de estudante e aqui eu pretendo aumentar os meus conhecimentos e dar um ‘up’ na vida jornalística. […] Eu estou concluindo e pretendo fazer minha pós-graduação na área investigativa”, contou Malu à TV DE.

2 de 3 Bianka Carvalho destacou a importância da inovação na formação do jornalismo durante o lançamento do edital da ‘Universidade LEC’ — Foto: Reprodução/TV DE

Bianka Carvalho destacou a importância da inovação na formação do jornalismo durante o lançamento do edital da ‘Universidade LEC’ — Foto: Reprodução/TV DE

A apresentadora do Fantástico, Poliana Abritta, falou sobre a importância de aliar prática com teoria que o projeto do Movimento LEC traz aos estudantes.

“Quando a gente se reúne para um bate-papo em que a gente vai interagir, eu acho que sai tanta coisa, aflora tanta coisa, que, às vezes, a gente se surpreende mais do que a gente entrega. Quando eu estava na universidade, se eu tivesse tido a chance de um projeto como esse, eu mergulharia de cabeça. A vida acadêmica, aliada à vida prática, dá a chance do futuro jornalista de experimentar o melhor dos dois mundos”, declarou Poliana.

Após passar pelo estado, a iniciativa segue para a Bahia e o Ceará. Bianka Carvalho também vai participar do lançamento em Fortaleza.

“É muito massa participar de um encontro como esse porque aqui está tudo muito fresco. Inovação que a gente hoje, no mercado, aprende e tenta aplicar, esses meninos já nasceram com isso, com inovação no pensamento, faz parte do DNA deles. E agora está fazendo do nosso”, disse Bianka.

O jornalista Márcio Bonfim, que apresenta o NE2, destacou o compromisso com o jornalismo sério e responsável que os futuros profissionais de comunicação precisam ter.

“Essa é uma oportunidade que a DE traz de nós, profissionais de televisão, do vídeo, vir para cá para encontrar com esses jovens, para gente conversar um pouco. E o que eu levo? Eu levo vários sorrisos, olhares com muita esperança da nossa profissão. Eu acredito no jornalismo sério, no jornalismo de credibilidade, no nosso trabalho para informar as pessoas”, declarou Márcio Bonfim.

3 de 3 Márcio Bonfim destacou a importância do jornalismo sério durante a aula de lançamento do edital da ‘Universidade LEC’ — Foto: Reprodução/TV DE

Márcio Bonfim destacou a importância do jornalismo sério durante a aula de lançamento do edital da ‘Universidade LEC’ — Foto: Reprodução/TV DE

PRÓXIMAS AULAS NO NORDESTE

A programação das aulas abertas segue na quinta-feira (25), em Salvador, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com os jornalistas Andreia Silva, Vanderson Nascimento, do Bahia Meio-Dia, e Maurício Ferraz, do Fantástico.

Em seguida, o evento será realizado em Fortaleza, na segunda-feira (29), na Universidade de Fortaleza (Unifor), com Bianka Carvalho, da DE Pernambuco; Aline Oliveira, da TV Verdes Mares; e Sonia Bridi, repórter especial do Fantástico.

VÍDEOS: MAIS VISTOS DE PERNAMBUCO NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

50 vídeos

Com base nas informações fornecidas, podemos concluir que a ‘Universidade LEC’ oferece uma oportunidade única para estudantes universitários no Nordeste. Com a chance de participar de uma imersão na redação da DE, os selecionados terão a possibilidade de ter seus conteúdos publicados em plataformas reconhecidas. O tema desta edição, ‘Inovação nas cidades: onde o Nordeste se reinventa’, busca destacar soluções criativas e iniciativas locais que impactam o Brasil.

Durante o lançamento do edital, figuras importantes do jornalismo como Poliana Abritta e Bianka Carvalho ressaltaram a importância da inovação e da prática aliada à teoria para o desenvolvimento dos futuros jornalistas. O evento contou com a participação de estudantes entusiasmados com a oportunidade de aprender com profissionais renomados da área.

Com a iniciativa se expandindo para outros estados como Bahia e Ceará, a ‘Universidade LEC’ promove o encontro entre profissionais experientes e jovens talentosos, visando o fortalecimento do jornalismo sério e responsável. Com a continuidade das aulas abertas em diferentes locais, a DE busca incentivar o desenvolvimento de uma nova geração de comunicadores comprometidos com a qualidade e a credibilidade da informação.

Em resumo, a ‘Universidade LEC’ é uma oportunidade única para estudantes que buscam aprimorar seus conhecimentos e experiências na área do jornalismo. Com uma proposta inovadora e inspiradora, o projeto visa preparar os participantes para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho, promovendo o intercâmbio de ideias e conhecimentos entre profissionais e futuros jornalistas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp