Universitários transformam o drama do vício em afeto em sessões gratuitas com pacientes
No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta sexta-feira (29), conheça a iniciativa que já ajudou cerca de 100 pessoas a largar o cigarro em Uberlândia.
Fumar é mais do que um hábito, é uma dependência química que, segundo o Ministério da Saúde, está associada ao desenvolvimento de mais de 50 doenças. Para reforçar a conscientização sobre os riscos do tabagismo, o Dia Nacional de Combate ao Fumo mobiliza a população em ações de saúde coletiva.
Em Uberlândia, um projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem feito a diferença na vida de quem quer abandonar o vício. Chamado “Livre de Fumar”, o programa é conduzido por estudantes do curso de Enfermagem e oferece atendimento gratuito à comunidade.
COMO FUNCIONA O PROJETO
Criado em 2023, o “Livre de Fumar” já acompanhou cerca de 100 pacientes ao longo de um ano. Cada participante passa por um processo de acolhimento e acompanhamento durante três meses.
De acordo com a coordenadora do projeto, Marcelle Aparecida de Barros, tudo começa com uma avaliação individual para entender o histórico de cada paciente. Em seguida, são realizadas quatro sessões em grupo com uma especialista.
Entre a segunda e a terceira sessão, os participantes são encaminhados para consulta com a pneumologista Vanessa Mendes, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). A médica avalia a necessidade de medicação e, quando indicada, os pacientes recebem gratuitamente os remédios por um mês na farmácia do hospital.
Procurar ajuda é de extrema importância, porque isso vai auxiliar o paciente a parar de fumar. A gente tem hoje os centros e programas de cessação de tabagismo em Uberlândia pela rede pública. Qualquer paciente que fuma e quiser parar pode procurar a unidade básica de saúde mais próxima e se orientar sobre esses programas que vão auxiliar ele”, disse a médica.
Os encontros acontecem no Ambulatório Amélio Marques, dentro do HC-UFU/Ebserh. O serviço é aberto à comunidade e os interessados podem entrar em contato pelos canais:
WhatsApp: (34) 99956-0677
Telefone: (34) 3218-2065
E-mail: livredefumar@gmail.com
O projeto foi destaque no MG2 de Uberlândia, exibido pela TV Integração no dia 29 de abril. Durante a reportagem, a professora Silvia Franco Bandeira de Melo emocionou ao agradecer a equipe com um abraço apertado. Ela conseguiu parar de fumar após 50 anos de dependência, e ainda ajudou o filho a seguir o mesmo caminho.
Muita gratidão a elas e ao grupo que me apoiou. Cinquenta anos tentando parar de fumar, um vício horrível, e eu consegui”, contou Silvia.
O economista Luiz Felipe Martins entrou recentemente no grupo com a esperança de mudar de vida.
Fumo há 10 anos, comecei na faculdade, na rodinha de amigos. Sempre me incomodou, tanto pelo cheiro quanto pelos malefícios que causa à saúde, relatou.
Já a auxiliar de açougue Valdirene Alves Cardoso fuma há 43 anos e decidiu buscar ajuda ao sentir os impactos do cigarro.
É o amor que me motiva: pela minha mãe, pelos meus filhos, pela minha saúde e por mim em primeiro lugar, afirmou.