UPAVet registra 48 castrações em animais de famílias carentes

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), divulgou que 48 pets, dentre cães e gatos machos, já foram operados na Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAvet) e estão castrados. A UPAVet passou a realizar cirurgias de castração desde 17 de abril, quando os cachorros Pingo e Panda foram operados.

“Esse balanço dos 45 dias, após o início das primeiras cirurgias, mostra que Goiânia está preparada para levar atendimento aos animais, garantindo o controle populacional nas ruas da capital”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.

Em Maio, a Amma registrou 41 cirurgias de castração, 67 outros procedimentos cirúrgicos ambulatoriais de pequeno porte e 562 atendimentos gerais. Para o superintendente de Bem-Estar Animal, Lucas Silverio, os números são reflexo de que a administração pública municipal está alinhada ao propósito de expansão dos atendimentos, somada à “qualidade técnica e material no âmbito da UPAVet, à luz da legislação ambiental vigente e da causa animal”.

O atendimento na UPAVet ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 18h. A entrega de senhas para triagem é das 07h às 08h e das 13h às 14h. São oferecidas castração para cães e gatos e consultas com especialistas em oftalmologia e neurologia, além das consultas ambulatoriais.

Para receber atendimento, o tutor do animal deve apresentar na recepção, para fins de cadastro, os seguintes documentos: cópia do Cadúnico, comprovante de endereço e documentos pessoais como CNH ou carteira de identidade. O telefone para contato é: (62) 3291-2202.

Às segundas-feiras são realizadas consultas com clínico geral e emergência; às terças-feiras, consultas com oftalmologista, emergência e castração; às quartas-feiras consultas com clínico geral e diagnóstico de imagem; às quintas-feiras, consulta com neurologista, emergência e castração, e, às sextas-feiras, consultas com clínico geral e bioquímica. Já as cirurgias de castração acontecem por agendamento às terças-feiras e quintas-feiras, durante todo o dia.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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