Com nódulo na coluna, primeiro árbitro negro da Premier League está reaprendendo a andar
Com mais de 300 jogos na liga principal da Inglaterra, Uriah Rennie ficou cinco meses internado para concluir diagnóstico
Uriah Rennie é um rosto conhecido para quem acompanha a Premier League. Ele foi o primeiro árbitro negro a comandar jogos da principal liga do futebol inglês, com mais de 300 partidas entre 1997 e 2008. Mas agora, o ex-árbitro, de 65 anos, passa por um novo desafio: reaprender a andar.
1 de 6 Ex-árbitro inglês Uriah Rennie — Foto: Reprodução/BBC
Ex-árbitro inglês Uriah Rennie — Foto: Reprodução/BBC
Em uma viagem para a Turquia no ano passado, Rennie começou a sentir uma dor nas costas.
– Achei que tinha dormido de mau jeito em uma espreguiçadeira. Eu estava esperando fazer parapente, mas por causa da minha dor nas costas não pude ir. No final das férias, não consegui dormir nem um pouco por causa da dor, e quando cheguei em casa mal conseguia andar – disse em entrevista à BBC.
2 de 6 Uriah Rennie em ação pela Premier League — Foto: Getty Images
Uriah Rennie em ação pela Premier League — Foto: Getty Images
Em outubro do ano passado, ele foi internado Northern General Hospital, em Sheffield, e descobriu o diagnóstico.
– Passei um mês deitado de costas e outros quatro meses sentado na cama. Eu fiquei no hospital até fevereiro. Encontraram um nódulo pressionando minha coluna e era uma condição neurológica rara, então não era algo que eles poderiam operar. Tive que aprender a me mover novamente e estou treinando minhas pernas de novo – destacou.
3 de 6 Uriah Rennie e Gerrard — Foto: Getty Images
Uriah Rennie e Gerrard — Foto: Getty Images
Apesar da dificuldade da condição, o ex-árbitro destacou que vem se recuperando.
– Foi estranho. Eu fui de correr pela cidade para, literalmente, ficar parado por um longo tempo. Eu não tive nenhum problema nas costas anteriormente, mas de repente não conseguia me mover. Hoje eu consigo mover meus pés e posso ficar de pé com uma estrutura presa à minha cadeira de rodas.
4 de 6 Uriah Rennie, Thierry Henry e Van Persie — Foto: Getty Images
Uriah Rennie, Thierry Henry e Van Persie — Foto: Getty Images
Rennie encontra forças para se recuperar por conta dos novos desafios que terá pela frente. Em novembro do ano passado, o ex-árbitro foi nomeado reitor da Sheffield Hallam University. Ele começa a nova função em maio.
– Estou tentando ser o melhor que posso fisicamente. Ninguém me disse que não vou andar de novo, mas mesmo que alguém dissesse isso, eu quero poder dizer que fiz tudo o que pude para tentar. Muitas pessoas estão em cadeiras de rodas, mas isso não as define. Isso me tornou resiliente e forte e eu nunca vou desistir – destacou.
5 de 6 Uriah Rennie e Alex Ferguson — Foto: Getty Images
Uriah Rennie e Alex Ferguson — Foto: Getty Images
Ele realizou um MBA na própria universidade durante sua carreira no futebol e em 2023 conquistou um doutorado honorário por seu trabalho com esporte na região de South Yorkshire, em Sheffield.
Uriah Rennie estreou na Premier League em 1997, no duelo entre Derby County and Wimbledon. Ele comandou mais de 300 jogos na principal liga do futebol inglês até 2008.
6 de 6 Uriah Rennie em ação pela Premier League — Foto: Getty Images
Uriah Rennie em ação pela Premier League — Foto: Getty Images