Uruguai, Argentina e Paraguai farão reunião para sediar Copa de 2030

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, liderará a delegação do país que se reunirá nesta quarta-feira (4), em Buenos Aires, com representantes da Argentina e do Paraguai, para discutir uma possível candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030. A informação é da EFE.

Vázquez viajará com o chanceler do país, Rodolfo Nin Novoa, o secretário nacional de Esportes, Fernando Cáceres, e o subsecretário da mesma pasta, Alfredo Etchandy, divulgou nesta terça-feira (3) o Ministério de Relações Exteriores do Uruguai, por meio de comunicado.

Ontem, o governo paraguaio divulgou que aconteceria a reunião em Buenos Aires, com a presença do presidente Horacio Cartes, de Tabaré Vázquez e do mandatário da Argentina, Mauricio Macri. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, segundo as primeiras informações, também estaria presente.

A ideia de organizar Copa do Mundo de forma conjunta surgiu ainda em 2006, como forma de celebrar o centenário da primeira edição do torneio, em que Uruguai e Argentina foram finalistas. Em janeiro do ano passado, Vázquez e Macri ratificaram a intenção.

No fim de agosto, Horacio Cartes escreveu no Twitter que o Paraguai se juntaria aos países vizinhos, em uma candidatura conjunta. A iniciativa foi respaldada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que chegou a publicar um vídeo anunciando a adesão do país.

Oficialmente, até o momento, o governo do Uruguai trabalha apenas com a possibilidade de ter a Argentina como parceira, alegando que ainda não houve manifestação formal e oficial do desejo paraguaio.

Fonte: Agência Brasil

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos