Uso de celular no trânsito é 33% maior que em 2017

De janeiro a julho, segundo o órgão, esse tipo de infração resultou na aplicação de 759,7 mil multas em todo o país

Apenas nos primeiros sete meses deste ano, o número de multas aplicadas a quem usa o celular enquanto dirige já é 33% maior do que em todo o ano de 2017. Os dados são do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), mantido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). De janeiro a julho, segundo o órgão, esse tipo de infração resultou na aplicação de 759,7 mil multas em todo o país. Ao longo de 2017, as multas impostas pelo uso de celular ao volante somaram um total de 571,6 mil.

O alerta sobre os riscos e ameaças no uso de celular ao volante foi reforçado durante a Semana Nacional de Trânsito, que começou no último dia 18 e vai até a próxima terça-feira (25). Classificada como “gravíssima” pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração por uso de celular ao volante pesa no bolso. São R$ 283,47, além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao voltante, que custa R$ 130,16 e rende mais cinco pontos na carteira.

O acúmulo de 20 pontos ou mais, em um período de até 12 meses, implica na suspensão da CNH. Mesmo com o carro parado no semáforo ou no engarrafamento, o manuseio de aparelhos eletrônicos continua sendo infração passível de multa.

Pedestres

O uso de celular no trânsito também é um risco para os pedestres. É cada vez mais comum o registro de atropelamentos de pessoas que estavam distraídos com o seu smartphone no momento de atravessar uma rua ou um cruzamento.

Ler, digitar, falar e usar o fone de ouvido pode aumentar pode tirar completamente a atenção do pedestre na rua. Há estimativas que indicam um aumento em até 80% na chance de um acidente nessas circunstâncias.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ônibus de turismo pega fogo em Canela, RS, e ninguém fica ferido

Um incêndio atingiu um ônibus de turismo na manhã deste sábado, 28, na Estrada do Caracol, em Canela, na Serra Gaúcha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, todos os passageiros e funcionários foram evacuados a tempo e ninguém ficou ferido.

A corporação foi rapidamente acionada para combater as chamas, enviando dois caminhões e cinco militares para a operação, que conseguiu evitar a propagação do fogo para áreas próximas.

Em nota, a Bustour, empresa responsável pelo ônibus, informou que o veículo estava em dia com as manutenções preventivas e que a causa do incêndio está sendo investigada. “Apesar de todas as manutenções preventivas estarem rigorosamente em dia, as causas da pane mecânica estão sendo apuradas”, declarou a empresa.

Este incidente é o segundo grave registrado na região serrana do Rio Grande do Sul em uma semana. No último domingo, 22, um avião de pequeno porte caiu em Gramado, cidade vizinha a Canela, deixando 10 vítimas fatais, todas da mesma família.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp