USP e Instituto Curie se unem em parceria inovadora contra linfoma cerebral: detalhes e perspectivas promissoras

Parceria inédita da USP com instituto francês mira terapia inovadora contra linfoma cerebral

Hemocentro de Ribeirão Preto (SP) e Instituto Curie, em Paris, vão compartilhar experiências no tratamento de linfomas. Objetivo inicial da cooperação é construir estudo clínico para 2026.

Pesquisadores brasileiros e franceses vão compartilhar experiências no tratamento de linfomas — Foto: RFI

A Universidade de São Paulo (USP), por meio do Hemocentro de Ribeirão Preto (SP), oficializou uma parceria inédita com o Instituto Curie, da França, para buscar um novo tratamento contra um tipo de linfoma que atinge o cérebro humano.

A parceria foi fechada depois que uma delegação com membros da USP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do consulado da França em São Paulo estiveram em Paris para visitar as instalações do instituto, entre os dias 18 e 22 de novembro deste ano.

Para entender como deve funcionar a cooperação entre as instituições, o DE conversou com Diego Clé, especialista em hematologia do Núcleo de Terapia Avançada da USP (Nutera) e um dos participantes do projeto. Abaixo, veja perguntas e respostas:

🧠 Como será a troca de conhecimentos? O projeto em busca desse tratamento contra linfoma cerebral se iniciou no Instituto Curie. Porém, o Hemocentro de Ribeirão conduz estudos semelhantes, como o Car-T Cell, tratamento inovador que combate o câncer no sangue e que apresentou resultados positivos de segurança nos pacientes durante os primeiros testes.

Com isso, surgiu a ideia de o Hemocentro agregar conhecimento para a sequência do desenvolvimento da terapia contra o linfoma no cérebro.

“A gente desenvolveu o nosso Car-T Cell aqui, e eles desenvolveram uma versão 2.0. É um pouco diferente, tem algumas modificações para tentar deixar esse Car-T Cell mais efetivo e também para que ele funcione melhor, permaneça mais tempo no paciente. Tem algumas melhorias. Não é exatamente o mesmo produto que o nosso, mas é muito parecido”, disse.

USP fechou parceria com Instituto Curie, da França, em busca de terapia contra linfoma cerebral — Foto: RFI

Segundo Clé, a existência do Nutera no Hemocentro chamou a atenção dos franceses.

> “O que impressionou bastante eles é que a gente tem o Nutera aqui, que é uma fábrica em moldes de indústria farmacêutica, com todo rigor e preparo para produzir essas células para uso clínico. Eles [franceses] estão fazendo isso ainda em escala de pesquisa”, destacou.

Núcleo de Terapia Celular Avançada, em Ribeirão Preto, SP, é responsável pela pesquisa e produção em larga escala de Células CAR-T — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV

🎯 Qual é o primeiro objetivo? O objetivo inicial dessa cooperação é construir um estudo clínico para testar o tratamento em pacientes com linfoma cerebral primário que tiveram reincidência após uma primeira opção de terapia. A expectativa é de que participem dez pessoas de cada país.

> “Esse é o objetivo primário. A gente fazer um estudo clínico binacional para tratar os pacientes. Esse estudo vai ser específico para um tipo de linfoma, que é o linfoma que acomete o sistema nervoso central. Depois, ter o compartilhamento de tecnologia entre os dois institutos, treinar equipes”, diz o pesquisador.

Há um cronograma? A parceria deve começar efetivamente em 2025, quando ocorrerá um intercâmbio de cientistas brasileiros para as instalações francesas. Nesse intercâmbio, os pesquisadores buscarão ter acesso a essa tecnologia e replicar o tratamento no Brasil.

Já em 2026, a ideia é que os primeiros 20 pacientes voluntários – 10 de cada país – recebam a terapia, como parte do início do estudo clínico.

“Tem uma série de etapas, de desenvolver protocolos, depois aprovar esses protocolos em comitê de ética, depois na Anvisa, depois lá na França. Isso vai um tempo de pelo menos um ano”, ressalta o especialista.

Equipe do Hemocentro de Ribeirão Preto em visita ao Instituto Curie, em Paris — Foto: RFI

▶️ O que é o linfoma cerebral? É um dos subtipos dos linfomas não Hodgkin e considerado raro, já que possui incidência de 1% a 3% dentre os linfomas dessa categoria. Porém, segundo o especialista, ele é mais agressivo e resistente aos tratamentos convencionais, como a quimioterapia.

> “Ele é bem raro, é um dos tipos de linfoma não Hodgkin, considerado um tipo específico, porque ele tem essas características de só pegar o sistema nervoso, então está dentro do cérebro ou da medula espinhal do paciente, não em outros lugares. Por esse comportamento diferente, a origem da doença é diferente, algumas mutações genéticas bem específicas. Isso faz com que ele seja uma doença à parte. É bem mais agressivo que os [linfomas] habituais”, explica Clé.

Conheça os sintomas do linfoma não-Hodgkin

🙏 Há expectativa de outras descobertas? De acordo com Diego Clé, existe a possibilidade de que, em caso de sucesso nos experimentos contra o linfoma cerebral, a terapia pode servir como base para tratar outras doenças.

“Se essas melhorias que eles fizeram, se essa versão 2.0 do Car-T realmente se mostrar mais eficaz, isso pode ser expandido para outras doenças. Vamos começar com esse linfoma, que é uma necessidade que a gente tem hoje, mas depois vai expandindo para outras doenças”, finalizou.

Centro de produção de Car-T Cell em Ribeirão Preto, SP — Foto: Fábio Júnior/EPTV

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Considerações finais: O conteúdo otimizado para SEO se concentra na parceria inédita entre a USP e o Instituto Curie, compartilhando conhecimentos sobre um tratamento inovador para o linfoma cerebral. Detalhes sobre a cooperação, objetivos, cronograma e expectativas futuras são apresentados. A informação é apresentada de forma clara e objetiva, destacando a importância da parceria e suas possíveis contribuições para o campo da saúde.

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IPVA 2025: Tabela de Valores-Base em SP e Calendário de Pagamento

IPVA 2025: governo de SP publica tabela de valores-base para veículos; arrecadação será de R$ 30,4 bilhões; veja o cálculo do seu veículo

De acordo com a Sefaz-SP, os números da Fipe identificaram maior queda de preços de venda para camionetas e utilitários, que apresentam recuo de 3,55%. Os automóveis tiveram queda média de 1,97%, seguidos de ônibus e micro-ônibus, com redução de 0,75%.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) divulgou nesta quarta-feira (18) a tabela de valores venais dos veículos que servirão de base para o lançamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2025 no estado.

Os valores, segundo o governo de São Paulo, são baseados em pesquisa encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em setembro deste ano.

Para o cálculo do IPVA 2025, as alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas:
4% para carros de passeio;
2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado;
1,5% para caminhões;
1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.

A Fazenda Estadual prevê arrecadar R$ 30,4 bilhões com o imposto em 2025.

O levantamento da Fipe é referente a 13.087 modelos e versões de veículos de todas as marcas em operação oficial no país. A pesquisa é baseada nos preços de venda praticados no varejo em setembro de 2024. Quando comparado ao mesmo período de 2023, os valores de mercado apresentam queda nominal média de 0,57%.

O contribuinte já pode consultar o valor venal do automóvel para 2025 no Sistema de Veículos (Sivei) (clique aqui). Para saber o valor, o proprietário precisa informar a placa do veículo.

De acordo com a Sefaz-SP, foi identificada maior queda de preços de venda para camionetas e utilitários, que apresentam recuo de 3,55%. Os automóveis tiveram queda de 1,97%, seguidos de ônibus e micro-ônibus, com redução de 0,75%. A pesquisa identificou valorização nas categorias de motos e similares, com aumento de 4,08% na comparação. Os preços de venda de caminhões também subiram e fecharam 2,69% acima do valor apurado no ano anterior.

A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 29,4 milhões de veículos. Desses, 19 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 9,4 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Cerca de 950 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).

A gestão Tarcísio de Freiras (Republicanos) diz que o governo estadual investe os recursos do IPVA em obras de infraestrutura e melhoria na prestação de serviços públicos, como saúde e educação. “Do total de R$ 30,4 bilhões que devem ser arrecadados, descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb), o valor restante é repartido metade para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e a outra metade para o Estado”, afirma a Sefaz-SP.

Confira a relação dos maiores e menores valores venais registrados pela pesquisa Fipe em setembro de 2024.

MAIOR VALOR PARA VEÍCULO TIPO AUTOMÓVEL:
– Marca/Modelo: 1108680 – I/PORSCHE 918 SPYDER
– Ano de fabricação: 2015
– Frota: 4
– Valor: R$ 13.556.900,00
– Valor de IPVA: R$ 542.276,00

MAIOR VALOR PARA VEÍCULO TIPO CAMIONETA/UTILITÁRIO:
– Marca/Modelo: 2054000- I/ROLLS-ROYCE CULLINAN
– Ano de fabricação: 2023
– Frota: 2
– Valor: R$ 6.035.586,00
– Valor de IPVA: R$ 241.423,44

MAIOR VALOR PARA VEÍCULO TIPO CAMINHÃO:
– Marca/Modelo: 3012180- M.BENZ/EATEGO 1419 4P
– Ano de fabricação: 2021
– Frota: 1
– Valor: R$ 1.582.506,00
– Valor de IPVA: R$ 23.738,00

MAIOR VALOR PARA VEÍCULO TIPO ÔNIBUS/MICRO-ÔNIBUS:
– Marca/Modelo: 4005470- I/VOLVO BUSSCAR VBUSS R
– Ano de fabricação: 2022
– Frota: 1
– Valor: R$ 1.878.303,00
– Valor de IPVA: R$ 37.566,06

MAIOR VALOR PARA VEÍCULO TIPO MOTOS E SIMILARES:
– Marca/Modelo: 46730- I/DUCATI PANIGALE V4 R
– Ano de fabricação: 2023
– Frota: 1
– Valor: R$ 551.551,00
– Valor de IPVA: R$ 11.031,02

MENOR VALOR PARA VEÍCULO TIPO AUTOMÓVEL:
– Marca/Modelo: 1527010- FERCAR/NAJA ONE
– Ano de fabricação: 2005
– Frota: 53
– Valor: R$ 5.882,00
– Valor de IPVA: R$ 235,28

MENOR VALOR PARA VEÍCULO TIPO CAMIONETA/UTILITÁRIO:
– Marca/Modelo: 2021010- EFFA/HAFEI RUIYI PICKUP
– Ano de fabricação: 2010
– Frota: 1
– Valor: R$ 6.652,00
– Valor de IPVA: R$ 133,04

MENOR VALOR PARA VEÍCULO TIPO CAMINHÃO:
– Marca/Modelo: 3516000- I/ASTRA H8D CIFA K35L XZ
– Ano de fabricação: 2008
– Frota: 1
– Valor: R$ 23.168,00
– Valor de IPVA: R$ 347,52

MENOR VALOR PARA VEÍCULO TIPO ÔNIBUS/MICRO-ÔNIBUS:
– Marca/Modelo: 4652010 – I/JIMBEI HAISE SY6480 AD
– Ano de fabricação: 2007
– Frota: 2
– Valor: R$ 11.640,00
– Valor de IPVA: R$ 232,80

MENOR VALOR PARA VEÍCULO TIPO MOTOS SIMILARES:
– Marca/Modelo: 311010- I/WUYANG WY 125 ESD PLUS
– Ano de fabricação: 2005
– Frota: 6
– Valor: R$ R$ 1.014,00
– Valor de IPVA: R$ 20,28

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

Na sexta-feira (13), a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já tinha publicado o calendário de pagamentos do IPVA para o exercício de 2025. O Diário Oficial também trouxe as regras de pagamento e estipulou o percentual de desconto de 3% para pagamento integral das parcelas no mês de janeiro. Quem optar pelo pagamento parcelado poderá fazer o pagamento em até cinco parcelas, a partir de janeiro até o mês de maio. A data de vencimento das parcelas vai depender do final da placa de cada veículo.

Placa final 1: dia 13 de cada mês;
Placa final 2: dia 14 de cada mês;
Placa final 3: dia 15 de cada mês;
Placa final 4: dia 16 de cada mês;
Placa final 5: dia 17 de cada mês;
Placa final 6: dia 20 de cada mês;
Placa final 7: dia 21 de cada mês;
Placa final 8: dia 22 de cada mês;
Placa final 9: dia 23 de cada mês;
Placa final 0: dia 24 de cada mês.

ADIANTAMENTO DE LICENCIAMENTO

Segundo o governo de São Paulo, o usuário do Sistema de Licenciamento Eletrônico, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran-SP e pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, que tem o veículo já regularmente licenciado relativamente ao exercício de 2024, pode optar pela antecipação do licenciamento do carro até o mês de vencimento da última parcela do IPVA. Nesse caso, o proprietário poderá, independentemente do número final da respectiva placa, efetuar o pagamento do saldo do IPVA referente ao exercício de 2025 da seguinte forma:

Em cota única, até o dia 24 de janeiro de 2025, com o desconto previsto de 3%.
Em cota única, até o dia 24 de fevereiro de 2025;
Até o dia 24 do mês de vencimento da parcela, caso tenha optado pelo parcelamento.

Veículos híbridos vão ser isentos do IPVA

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