Usuário de drogas tem moto roubada e denuncia traficantes, em Goiânia

traficantes drogas PCGO

Três traficantes, um usuário de drogas, uma motocicleta e uma dívida. Todas as peças desse quebra-cabeça se juntaram na manhã desta quarta-feira, 3. Após um usuário denunciar à Polícia Civil (PC) que sua moto tinha sido roubada por conta de dívidas, a equipe da 23ª DDP de Goiânia efetuou a prisão dos criminosos.

Um usuário e três traficantes

Um usuário de drogas permaneceu por quase 24 horas em uma boca de fumo situada no Jardim Novo Mundo, fazendo uso de entorpecentes. Foi então que a cena ganhou contornos ainda mais dramáticos, quando os traficantes resolveram praticar um outro crime de roubo qualificado.

Moto roubada pelos traficantes (Foto: Divulgação / PC)

“Um dos indivíduos decidiu permanecer com a motocicleta desse usuário, sob o pretexto de garantir o pagamento por dívidas, justamente pela aquisição dessas drogas. Após a recusa, os traficantes passaram a agredi-lo com pontapés e socos”, conta o delegado Guilherme Conde, responsável pelo caso.

Em seguida, o usuário de drogas procurou a PC e forneceu os dados da residência dos traficantes. Agentes foram até o local e logo encontraram indícios de que funcionava como ponto de drogas. Desta forma, prenderam em flagrante os traficantes.

“A gente não espera, normalmente, denúncia desse tipo de vítima, mas acontece e três foram presos”, diz uma nota da PC.

Dois traficantes detidos pela PC. (Foto: Divulgação / PC)

Na residência, havia inclusive anotações relativas ao usuário de drogas em questão, confirmando uma referência ao indivíduo como devedor. Além disso, a PC encontrou três crianças no local e já as encaminhou para o Conselho Tutelar, para buscar as medidas de guarda provisória dos menores.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp