Alguns usuários do X (antigo Twitter) relataram a volta do funcionamento da rede social no Brasil nesta quarta-feira, 18. Os acessos teriam sido liberados por meio do aplicativo, mas uma confirmação sobre a possível liberação do serviço ainda não foi confirmada pela Justiça.
Segundo sites de tecnologia, a volta do aplicativo está ocorrendo de forma gradual e dependendo das operadoras. A rede social, no entanto, não é possível de ser acessada por navegadores na internet.
Retirada da plataforma
A rede social X está fora do ar desde 30 de agosto, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O funcionamento da plataforma foi impedido após diversos impasses entre o ministro e Elon Musk, dono da rede social, após o encerramento das operações da empresa no Brasil.
No dia 28 de agosto, o ministro do STF intimou Musk a indicar, em 24 horas, um novo representante legal da empresa no Brasil. O prazo foi finalizado no dia seguinte e não foi cumprido, fazendo com que o X declarasse estar esperando o bloqueio da rede social e anunciasse que, nos próximos dias, divulgaria todas as exigências do ministro.
O bloqueio da rede social ocorreu em 31 de agosto, após determinação de Moraes. O acesso foi bloqueado de forma gradual, após um pedido de suspensão ser encaminhado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para as operadoras de internet no Brasil.
No último dia 12, Alexandre de Moraes oficializou o repasse de R$ 18,35 milhões das contas bancárias das empresas Starlink e X (antigo Twitter) para a União, a fim de pagar multas da empresa no país. Desta forma, as multas foram consideradas quitadas e as contas bancárias de Musk liberadas imediatamente.