Usuários sofrem com falta de monitoramento em tempo real na Raposo e Castello: Ecovias promete solução até junho

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Troca de concessionária na Raposo e na Castello deixa usuários sem monitoramento
de tráfego em tempo real no site da nova operadora

Serviço era oferecido pela CCR, antiga operadora, e também em outras rodovias
geridas pela nova operadora, a Ecovias. Empresa diz ter até junho, enquanto
agência do governo Tarcísio afirma que serviço é opcional.

Congestionamento a perder de vista na última quinta-feira (3), na Rodovia
Raposo Tavares, que não teve informação disponível para o usuário em tempo real. —
Foto: Reprodução/TV Globo

A troca de concessionária que opera as rodovias Raposo Tavares e Castello Branco
tem causado transtornos aos usuários pela falta de informações no site sobre o
tráfego em tempo real nos primeiros dias de gestão da nova empresa, a Ecovias
Raposo-Castello, do Grupo Ecorodovias.

Administrada nos últimos 27 anos pela ViaOeste, do Grupo CCR, as rodovias tinham
um serviço em tempo real em seu site que informava sobre os congestionamentos,
obras e acidentes.

Esse serviço ajudava os motoristas na tomada de decisão sobre o melhor momento
de sair de casa.

Porém, com a troca das empresas no dia 30 de março, o monitoramento deixou de
funcionar. O site da nova concessionária exibe apenas o seguinte comunicado:

> “Em breve, nesta página, você poderá monitorar as rodovias em tempo real para
> planejar seu roteiro de viagem e escolher o melhor caminho até seu destino”.

Site da Ecovias Raposo Castello tem mensagem que avisa que serviço de
monitoramento não está disponível. — Foto: Reprodução

A falta de publicização em tempo real dos problemas da rodovia tem gerado
transtornos aos motoristas que usam diariamente as duas estradas, que são vias
importantíssimas de ligação entre as cidades da Grande SP e do interior de SP à
capital paulista.

Exemplo disso aconteceu no início da manhã de quinta-feira (3), quando dois
acidentes na Raposo Tavares deixaram a pista com um congestionamento a perder de
vista. A situação caótica foi mostrada pelo GloboCop, da TV Globo, durante o Bom
Dia SP, a partir das 6h13.

Os acidentes aconteceram nos kms 17 e 25, na altura da cidade de Cotia, no
sentido capital. Enquanto o helicóptero da emissora registrava o
congestionamento a perder de vista, o site da empresa não trazia nenhuma
informação sobre os congestionamentos, tampouco as redes sociais da
concessionária.

Por meio do telefone, a produção do telejornal tentava saber a extensão do
megacongestionamento, mas não conseguia a informação em nenhum dos canais
telefônicos da empresa, que informavam que a situação estava normal na via.

Desde a manhã de quarta-feira (2), a empresa havia informado que os boletins de
imprensa sobre a situação das duas vias administradas pela empresa seriam
distribuídos pelas redes sociais da concessionária.

A empresa criou dois perfis nas redes X (ex-Twitter) e na rede Threads para
atualizar a situação do sistema.

No entanto, a primeira atualização do dia foi às 6h38, sem informações sobre a
Raposo Tavares.

Os dois perfis são seguidos por menos de 100 pessoas cada um (44 seguidores na
rede X e 53 seguidores na Threads), o que restringe o alcance das informações
para os usuários na hora que os fatos estão acontecendo nas rodovias.

Esse mesmo sistema de tempo real já é adotado em outras rodovias administrados
pela Ecovias, como o Sistema Anchieta-Imigrantes, onde a concessionária
disponibiliza no site da concessão, por exemplo, imagens das câmeras de
segurança para o usuário avaliar a situação dos congestionamentos em vários trechos.

O QUE DIZ A NOVA CONCESSIONÁRIA

Por meio de nota, a Ecovias Raposo-Castello – nova concessionária – disse que o
trecho onde aconteceu os dois acidentes na manhã de quinta (3) – entre os
quilômetros 10 e 34 – era operado anteriormente pelo Departamento de Estradas de
Rodagem (DER), e não pela ViaOeste (CCR).

Por isso, “não havia, nesse trecho, um sistema de monitoramento de tráfego em
tempo real que pudesse ser transferido para a nova concessionária”.

Sobre os demais trechos que ainda não têm o tempo real disponibilizado ao
usuário, a empresa esclareceu que “vem avaliando os sistemas disponíveis e
implementando melhorias”.

Segundo a empresa, “a previsão contratual para a implantação da aplicabilidade
‘condições em tempo real’ é até 30 de junho”.

Atualmente, os usuários podem acompanhar as condições do tráfego por meio de
boletins atualizados nas redes sociais e a concessionária oferece atendimento 24h
para emergências e informações sobre o Sistema Raposo Tavares – Castello Branco.
Para outros assuntos, é mantido um grupo de WhatsApp para jornalistas.

O QUE DIZ O GOVERNO TARCÍSIO

Já a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), órgão da gestão
Tarcísio de Freitas (Republicanos) que inspeciona os contratos com as empresas
operadoras das rodovias privadas do estado, afirma que “a escolha de utilizar o site como meio de informação ao usuário é feita pela
empresa, que também pode utilizar boletins, redes sociais, PMVs e outros
serviços de comunicação”.

Segundo a agência, “as obrigações contratuais relacionadas ao operacional podem
variar conforme cada contrato, que estão acessíveis no site da agência”.

NOVA OPERADORA COM QUEDA DE PEDÁGIO

A Ecovias assumiu o Sistema Raposo-Castello a partir da 0h do dia 30 de março.

A empresa agora administra 92 quilômetros em quatro rodovias paulistas,
atravessando 10 municípios do interior, incluindo os trechos de chegada à
capital da SP-270 (Rod. Raposo Tavares) e SP-280 (Rod. Castello Branco), pelo
prazo de 30 anos.

A concessionária foi a vencedora de leilão realizado em novembro do ano passado
pelo governo estadual e tem a obrigação contratual de investir R$ 8 bilhões em
obras e serviços, além de outros R$ 3 bilhões relativos a custos operacionais,
conforme estimativas do governo federal, ao longo dos 30 anos de contrato.

Segundo o contrato, de imediato haverá redução média de 30% no valor das tarifas
das praças de pedágio, além de descontos para pagamento automático com TAGs e
Desconto para Usuário Frequente (DUF).

Os novos valores dos pedágios variam para diferentes trechos das rodovias
operadas pela Ecovias.

A abaixa da nota da Ecovias:

“A Ecovias Raposo Castello esclarece que a Rodovia Raposo Tavares (SP-270),
entre os quilômetros 10 e 34, era anteriormente administrada pelo Departamento
de Estradas de Rodagem (DER), e não pela ViaOeste (CCR). Dessa forma, não havia,
nesse trecho, um sistema de monitoramento de tráfego em tempo real que pudesse
ser transferido para a nova concessionária. Atualmente, os usuários podem
acompanhar as condições do tráfego por meio de boletins atualizados nas redes
sociais e a concessionária oferece atendimento 24h para emergências e informações
sobre o Sistema Raposo Tavares – Castello Branco. Para outros assuntos, é mantido um grupo de WhatsApp para jornalistas. Desde o início
da concessão, em 30 de março, a Ecovias Raposo Castello vem avaliando os
sistemas disponíveis e implementando melhorias. A previsão contratual para a
implantação da aplicabilidade ‘condições em tempo real’ é até 30 de junho.”

Com a nova operadora assumindo a gestão das rodovias, os usuários aguardam ansiosamente pela implementação do monitoramento de tráfego em tempo real para garantir uma viagem mais segura e eficiente. Espera-se que as melhorias sejam implementadas dentro do prazo estabelecido e que a comunicação com os usuários seja mais eficaz e precisa, garantindo uma experiência positiva para todos que utilizam as rodovias Raposo Tavares e Castello Branco.

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