Vacina CoronaVac apresenta 78% de eficácia em testes no Brasil

A vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19 apresentou 78% de eficácia nos testes feitos no Brasil. Os dados foram divulgados pelo governo de São Paulo nesta quinta-feira, 7, em reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O percentual de 78% de eficácia se aplica à prevenção de casos leves da doença. Além disso, a CoronaVac garantiu proteção de 100% contra mortes, casos graves e internações nos voluntários que participaram dos testes no Brasil e foram contaminados pelo coronavírus.

Desde o dia 20 de julho, 13 mil profissionais de saúde de oito estados brasileiros se voluntariaram para receber as doses da vacina. Os dados divulgados hoje foram revisados na Áustria pelo Comitê Internacional Independente, que acompanha os ensaios.

Com o resultado, o Butantan deve enviar à Anvisa o pedido de autorização para o uso emergencial. A expectativa é que o pedido seja enviado ainda nesta quinta-feira.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp