Vacina da gripe no Rio: ampliação da imunização para todos os grupos prioritários

vacina-da-gripe-no-rio3A-ampliacao-da-imunizacao-para-todos-os-grupos-prioritarios

O município do Rio de Janeiro ampliou a vacinação contra a gripe para todos os grupos prioritários. A vacina oferecida protege contra 3 tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria).

A partir deste sábado (12), a vacina da gripe nos postos de saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro está disponível para todos os grupos prioritários. Anteriormente, somente idosos (60+), gestantes, crianças de 6 meses a 6 anos e pessoas com comorbidades podiam tomar a dose. Esse público continua recebendo atendimento.

Agora, a campanha também é destinada a adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, indígenas, quilombolas, militares das Forças Armadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente (PcD), professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, puérperas (45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, e trabalhadores portuários.

As comorbidades incluem doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, doenças renais crônicas, doenças hepáticas crônicas, doenças neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesidade, transplantados e portadores de trissomias.

A vacinação é recomendada para todos, e neste ano protege contra os 3 tipos de influenza mencionados anteriormente. Em 2024, mais de 2 milhões de doses foram aplicadas na cidade do Rio. Até agora, 9 pessoas faleceram e 64 foram hospitalizadas devido à doença.

Para se vacinar, é necessário comparecer a uma unidade de saúde com documento de identificação, caderneta de vacinação e comprovante de classificação como grupo prioritário. A imunização está disponível em todas as Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde, Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo e Espaço Vacina, Rio, no ParkShopping Campo Grande. Encontre a unidade mais próxima para se proteger contra a gripe.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp