Vacina da UFMG contra a dependência de cocaína e crack, Calixcoca vence prêmio

A inovadora vacina Calixcoca, desenvolvida pela equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi reconhecida com o Prêmio Euro Inovação na Saúde. A cerimônia de entrega aconteceu na noite desta quarta-feira em São Paulo, premiando a pesquisa que busca combater a dependência de cocaína e crack. O prêmio, organizado pela multinacional farmacêutica Eurofarma, concedeu à UFMG um prêmio no valor de 500 mil euros, equivalente a cerca de R$ 2,6 milhões.

A premiação reconhece a excelência da pesquisa liderada pelo coordenador da equipe, o professor Frederico Garcia, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina. Em seu discurso, o professor agradeceu à sociedade brasileira pelo apoio à campanha e ressaltou a importância de desenvolver ciência na América Latina.

A Calixcoca foi a mais votada por médicos de 17 países, superando outras 11 iniciativas inovadoras na área da saúde desenvolvidas na América Latina. Entre as premiadas na categoria Inovação em terapias, também estava a SpiN-Tec, uma vacina contra a covid-19 desenvolvida na UFMG.

Para a continuidade do projeto, a Calixcoca conta com financiamento dos governos federal e de Minas Gerais, além de verbas de emendas parlamentares. O apoio governamental é essencial para prosseguir com os testes da vacina, e os pesquisadores já apresentaram o projeto ao Ministro da Educação, Camilo Santana, em busca de novos aportes.

Em julho, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, anunciou um aporte de R$ 10 milhões no projeto. Além disso, a UFMG está empenhada em proteger a tecnologia nacional e internacionalmente, buscando parceiros para licenciá-la através da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT).

Como funciona

A vacina Calixcoca desenvolvida pela UFMG atua estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos que se ligam à cocaína na corrente sanguínea. Essa ligação transforma a droga em uma molécula grande, impedindo-a de atravessar a barreira hematoencefálica.

O projeto já passou por etapas pré-clínicas, demonstrando segurança e eficácia no tratamento da dependência de crack e cocaína, bem como na prevenção de consequências obstétricas e fetais da exposição às drogas durante a gravidez em animais.

O professor Frederico Garcia enfatizou o compromisso da equipe com os pacientes que enfrentam a dependência química e destacou a importância de cuidar das questões relacionadas a essa problemática.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos