A partir desta terça-feira (1°), a vacina contra a gripe começa a ser aplicada em unidades básicas de saúde (UBS) de Curitiba. Com 178 mil doses, o imunizante está disponível em 109 unidades da capital paranaense. Podem se imunizar pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, além do público especial para a vacinação contra a gripe. Na primeira fase da campanha, o público é composto por 714 mil pessoas na cidade. De acordo com a prefeitura, há previsão de reabastecimento semanal das doses pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.
Conforme a pasta, a vacinação contra a gripe passa a ser disponibilizada de forma contínua aos grupos que fazem parte do calendário de rotina e demais grupos especiais, até 31 de janeiro de 2026. Os horários e os endereços de funcionamento dos pontos de vacinação podem ser consultados no site Imuniza Já Curitiba. Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento de identificação e documentação que comprove a situação de inclusão em um dos grupos prioritários (se for o caso). A vacina contra a gripe é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. O imunizante é contraindicado para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.
Além disso, segundo a Secretaria de Saúde, as demais vacinas em atraso também podem ser colocadas em dia junto com a vacinação contra a gripe. O público-alvo para a vacina de rotina contra a gripe inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes. Já o público especial para a vacinação contra a gripe engloba puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais, povos indígenas, quilombolas, forças armadas, de segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, caminhoneiros, portuários, trabalhadores dos Correios.
Não deixe de se vacinar e proteger a si mesmo e aos outros. Fique atento ao calendário de vacinação e não deixe de conferir se você se enquadra em algum dos grupos prioritários. A imunização é uma medida importante para a prevenção de doenças contagiosas. Não deixe de aproveitar a oportunidade de se vacinar contra a gripe e manter sua saúde e a de sua comunidade em dia. Em caso de dúvidas ou mais informações, consulte o site oficial da prefeitura de Curitiba. Mantenha-se informado e protegido.