Vacinação contra Covid-19 no Rio evolui com ampliação de grupos e doses atualizadas

vacinacao-contra-covid-19-no-rio-evolui-com-ampliacao-de-grupos-e-doses-atualizadas

A vacinação contra a Covid-19 no município do Rio de Janeiro está em constante evolução, com a ampliação do público-alvo e a disponibilidade de mais doses do imunizante atualizado. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a faixa etária para a vacinação será estendida nos próximos meses. Em junho, serão atendidos idosos a partir de 70 anos; em julho, será a vez das pessoas com 60 anos ou mais; e em agosto, os indivíduos com comorbidades poderão receber a vacina. A imunização é uma medida crucial para prevenir casos graves da doença, bem como possíveis complicações e óbitos.

A vacina disponível atualmente no município do Rio é a atualizada para a variante JN.1, que está em circulação global. Nas etapas anteriores, foram utilizadas vacinas bivalentes e direcionadas para outras cepas. O primeiro grupo a ser imunizado com a nova vacina foram os idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPI), e com a chegada de mais doses, outros grupos prioritários serão incluídos na campanha de vacinação. Atualmente, os idosos com 80 anos ou mais já podem receber a vacina nas 241 salas de imunização da cidade.

Com a vacinação contra a variante mais recente do coronavírus, o risco de internação e morte pela doença é significativamente reduzido. Para receber a dose do imunizante, é necessário ter tomado a dose anterior há pelo menos um ano. As vacinas contra influenza, febre amarela e sarampo também são fundamentais e devem ser tomadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. As vacinas contra essas doenças estão disponíveis nos postos de saúde do município, juntamente com a vacina contra a Covid-19.

As vacinas contra a febre amarela e o sarampo são essenciais para prevenir surtos dessas doenças, que foram recentemente registrados em cidades e estados vizinhos. Por isso, a SMS enfatiza a importância de se manter em dia com a vacinação, garantindo a proteção individual e coletiva contra essas enfermidades. Além disso, a Secretaria destaca a disponibilidade do imunizante contra a Covid-19 em diversas unidades de Atenção Primária, incluindo clínicas da família e centros municipais de saúde, além de dois Super Centros de Vacinação localizados em Botafogo e ParkShoppingCampoGrande. Consulte os endereços e horários de funcionamento para se vacinar.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp