Vacinação contra febre aftosa em novembro alcança índice parcial de 96,85%

A campanha de vacinação contra febre aftosa registrou índice de 96,85% de imunização espontânea do rebanho bovino e bubalino na etapa de novembro de 2019, com abrangência de animais de zero a 24 meses. De um total estimado de 9.808.917 cabeças na faixa etária específica, foram vacinadas 9.500.017 cabeças, conforme dados contabilizados pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) até a manhã do último sábado, dia 07.

O presidente José Essado explica que esse índice ainda é parcial porque, mesmo que o prazo para declaração de vacinação pelos pecuaristas tenha terminado à meia-noite da última sexta-feira, dia 06, parte das declarações físicas entregues nos escritórios Regionais e Locais da Agrodefesa ainda não foram lançadas por questões operacionais diversas, tais como entrega de volume maior de declarações físicas na última semana da etapa, sistema com falhas ou até mesmo falta de energia, o que tem sido comum nos últimos dias.

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Bilhete de ônibus na capital paulista sobe para R$ 5 em janeiro

A prefeitura de São Paulo fechou em R$ 5,00 a tarifa básica dos ônibus da capital. O valor, que teve 13,6% de reajuste, passará a ser cobrado no dia 6 de janeiro.

O preço atualizado do bilhete seguirá para a Câmara Municipal dos Vereadores, conforme estabelece a legislação. Em nota, a prefeitura lembrou que todas as gratuidades existentes continuam mantidas, assim como a integração do passageiro em até quatro ônibus dentro de um período de três horas.

A gestão municipal já havia antecipado nesta quinta-feira, 26, mais cedo, que o preço da passagem deveria ficar entre R$ 5,00 e R$ 5,20. A definição ocorreu após reunião de representantes da prefeitura e da São Paulo Transporte (SPTrans).

Em conferência pública que reuniu membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), transmitida pela internet, durante a manhã, a superintendente de Receita e Remuneração da SPTrans, Andréa Compri, afirmou que o aumento se justifica porque os valores praticados atualmente equivalem aos de 2019. Destacou ainda, em sua apresentação, junto a outros registros do sistema de transporte, que o custo para mantê-lo este ano foi de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Entre os argumentos usados pela SPTrans para convencer sobre a necessidade do reajuste, está a parcela de usuários beneficiados pela gratuidade. De 2019 a 2024, os pagantes equivalem sempre a, pelo menos, metade dos passageiros. Este ano, foram 50%, enquanto os passageiros que têm gratuidade formavam uma parcela de 28% e os de transferências ônibus-ônibus, sem acréscimo tarifário, respondiam por 22%.

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