Vacinação contra febre amarela em Ribeirão Preto: Instituto Adolfo Lutz confirma morte de sagui na USP. Proteja-se!

vacinacao-contra-febre-amarela-em-ribeirao-preto3A-instituto-adolfo-lutz-confirma-morte-de-sagui-na-usp.-proteja-se

O Instituto Adolfo Lutz confirmou a morte de um sagui por febre amarela na Universidade de São Paulo (DE) em Ribeirão Preto (SP). O animal foi encontrado morto dentro do campus em julho deste ano, mas a confirmação da causa foi divulgada nesta semana. O diagnóstico da doença levou a universidade a montar um posto de vacinação para atender a comunidade universitária e visitantes.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da DE passa a oferecer a vacina contra a febre amarela a partir desta quarta-feira (3), funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Além disso, moradores e visitantes podem se imunizar em qualquer uma das 47 salas de vacinação da cidade. Segundo Luzia Márcia Ramanholi Passos, diretora da Vigilância Epidemiológica, a medida visa garantir que toda a comunidade do campus esteja vacinada.

Ribeirão Preto não tem registros de casos de febre amarela em humanos. O secretário municipal de Saúde, Maurício Godinho, reforçou que qualquer pessoa que procurar os postos de vacinação, independentemente de morar próximo à DE, poderá ser imunizada. O plano emergencial de prevenção contra a doença foi iniciado em 2 de janeiro, após a confirmação da presença do vírus em macacos bugios no campus no final do ano passado. Até o momento, oito macacos da espécie foram confirmados com a doença na cidade.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário vacinal brasileiro. Crianças devem ser imunizadas aos 9 meses e receber uma segunda dose aos 4 anos. Desde abril de 2017, uma única dose garante proteção para a vida toda, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A orientação das autoridades de saúde é que pessoas que residam em áreas com recomendação de vacinação, ou que irão viajar para essas regiões, se imunizem pelo menos 10 dias antes do deslocamento.

Os postos de saúde de Ribeirão Preto estão disponíveis para a imunização contra a febre amarela. A população em geral deve buscar se vacinar para garantir a prevenção da doença. Com a confirmação da morte do sagui por febre amarela na DE, a abertura do posto de vacinação no campus é uma medida importante para proteger a comunidade universitária e os visitantes.É essencial estar atento à vacinação e seguir as orientações das autoridades de saúde para prevenir a propagação da febre amarela em Ribeirão Preto e região.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp