Vacinação contra H1N1 é adiada na rede pública

A Secretaria afirma que apesar da modificação a vacina será aplicada entre abril e maio, período ideal sendo antes do auge de transmissão

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe H1N1) que estava prevista para começar no dia 16 de abril, foi adiada para o próximo dia 23. Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a mudança ocorre devido o atraso do Instituto Butantan na entrega do imunobiológico. Após essa mudança, não será possível fazer a antecipação das entregas em nenhuma região do país, pois a primeira remessa, que corresponde a 12% do total a ser entregue, só ocorrerá na primeira semana de abril.

Em nota, a Secretaria afirma que apesar da modificação a vacina será aplicada entre abril e maio, período ideal sendo antes do auge de transmissão do vírus no Brasil, que acontece em junho.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), as pessoas que serão vacinadas são definidas pelo Ministério da Saúde. São as pessoas que correm mais risco de desenvolver casos mais graves de Influenza A. São pessoas que fazem parte do chamado grupo de risco:  portadores de doenças pulmonares crônicas (asma, por exemplo); cardiopatas; portadores de doenças metabólicas crônicas, como a diabetes; imunodeficientes ou portadores de imunodepressão; crianças com menos de 5 anos; grávidas ou mulheres até 45 dias pós-parto; adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças renais, entre outros.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp