Nesta sexta-feira (28), termina a campanha de vacinação contra a influenza para os idosos. Menos de 8% do público alvo foi imunizado nesta semana. A meta de vacinação é atingir 90% das 127.724 pessoas deste grupo. As ações tiveram início no dia 24 e foram aplicadas aproximadamente 10 mil doses.
O vírus influenza é o causador da gripe sazonal. Idosos são pessoas vulneráveis a gripe. O vírus causa complicações respiratórias o que leva a internações hospitalares, morbidade e em casos extremos pode levar a morte.
A vacina contra a gripe está disponível em 37 postos de saúde a população deve ficar atenta as datas. A estratégia de vacinação é feita por grupos para minimizar as filas e consequentemente o atendimento aos grupos prioritários.
Para o superintendente em Saúde, Robson Azevedo, “enquanto algumas unidades oferecem apenas doses contra a Influenza, outras continuam com o serviço de vacinas de rotina”, destaca. Em 12 salas da capital é possível encontrar todas as vacinas, tanto as de rotina quanto as contra a gripe. Os postos de vacinação funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.