O feriado de Corpus Christi não afeta o programa de vacinação contra Covid-19, influenza e sarampo, em Goiânia. A testagem contra o coronavírus também prossegue normalmente até o domingo, 19, nas tendas, drive-thru e com atendimento 24 horas em 16 unidades de urgência e emergência.
Em relação à Covid, a estratégia no feriado de Corpus Christi contempla os públicos infantil e adulto. Pessoas com idade acima de 50 anos já podem receber a segunda dose de reforço (4ª dose). Adolescentes de 12 a 17 anos, que já estejam aptos, terão como tomar o primeiro reforço (3ª dose). Na sexta-feira, 17, haverá dois pontos de vacinação e no sábado, 18, dois pontos móveis, com a van da VacinAção e dois pontos fixos. No domingo não terá imunização.
A van da VacinAção atende no feriado de Corpus Christi, das 8h às 16h, pessoas com idade acima de 12 anos, para vacinas contra Covid-19 e Influenza. Em relação às unidades de saúde, o Centro Municipal de Vacinação (CMV), localizado no Setor Pedro Ludovico, e o Ciams Urias Magalhães, no Setor Urias Magalhães, vão disponibilizar, cada um, 500 senhas para aplicação de vacinas aos públicos específicos contra Influenza, sarampo e Covid-19. Essas duas unidades não aplicarão vacinas de rotina, que estarão disponíveis apenas no domingo, 19, também das 8h às 17h. Confira os locais
Quem pode se vacinar:
Influenza
O público apto a se vacinar contra Influenza são os idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), professores, indígenas, agentes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, comorbidades ou deficiência permanente, além dos imunossuprimidos.
Para receber as vacinas, os trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros e agentes das Forças Armadas devem apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque, crachá, dentre outros. As gestantes devem apresentar ultrassonografia ou exame Beta HCG, e os idosos, por sua vez, um documento pessoal com foto. As crianças, obrigatoriamente, terão de apresentar o Cartão de Vacinação e um documento, e os imunossuprimidos, qualquer comprovante, como receita e relatório médico.
Sarampo
No caso do sarampo, a vacina está disponível para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 5 anos. Neste sábado, a imunização poderá ser feita no Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico, e no Ciams Urias Magalhães. Os trabalhadores da saúde precisam apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque, crachá, dentre outros. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação e um documento de identificação.
Covid-19
A vacinação contra Covid-19 está disponível para pessoas com idade acima de 5 anos, segundo os critérios estabelecidos para o recebimento das doses. Os idosos com 50 anos ou mais precisam completar o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose), bem como os adolescentes de 12 a 17 anos, que já podem tomar o primeiro reforço (3ª dose).
Sobre a documentação, as pessoas com idade acima de 12 anos precisam apresentar documento com foto, comprovantes de vacinação e endereço. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação, um documento e o comprovante de endereço. Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).