O distanciamento social e o uso de máscara nos Estado Unidos não são mais necessários, em quase todos os momentos, para pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelas autoridades de saúde do país, nesta quinta-feira (13). Esse pode ser o caminho para a reabertura dos EUA, 16 meses após a confirmação do seu primeiro caso de coronavírus no país.
Atualmente, 46% da população do país tomaram ao menos a primeira dose de vacinas enquanto 35% da população está totalmente imunizados com a primeira dose.
Durante pronunciamento na Casa Branca, o presidente Joe Biden informou sobre a importância do esforço coletivo dos americanos durante a vacina e disse que o país esta vivendo os resultados da campanha de imunização, que já aplicou 264,7 milhão de doses. “Vocês fizeram o que eu considero ser a sua tarefa patriótica”, disse o presidente. Além disso, Biden reforçou que, mesmo que as taxas de vacinação sejam altas, ainda é preciso vencer a resistência dos que não foram até os postos garantirem a ampliação da proteção. “O mais seguro para o país é que todos estejam vacinados”
Mesmo com a liberação, o uso de máscaras ainda é recomendado em transportes coletivos fechados, em aeroportos, estações de metrô, asilos, prisões, hospitais e consultórios médicos. Pessoas que estejam com o sistema imunológico comprometido devem consultar médicos antes de aderirem às novas regras.
Atualmente os Estados Unidos utilizam três vacinas diferentes: Pfizer, Modernas e a Johnson & Johnson (que tem apenas uma dose aplicada). Uma pessoa apenas é considerada imunizada depois de duas semanas de aplicação.
De acordo com a diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a médica Rochelle Walensky, formalizou as regras e disse que quem está completamente vacinado “pode voltar a fazer as coisas que deixou de fazer por causa da pandemia”.