Press "Enter" to skip to content

Vacinas que aqueceram em Paranaiguara terão que ser descartadas

Quase 900 doses de vacina contra a Covid-19 serão descartadas após um freezer aquecer no munícipio de Paranaiguara, a 350km de Goiânia. Além das doses contra o coronavírus, no freezer também estavam armazenados imunizantes contra outras 18 doenças.

A indicação foi feita pelo Ministério da Saúde, que indiciou que as vacinas não poderiam ser mais usadas. No freezer estavam guardadas 875 doses contra a Covid-19 da AstraZeneca e 1.252 doses contra outras doenças. De acordo com o Ministério, “o resultado da avaliação foi insatisfatório para o uso das vacinas Covid-19”, mas que não foi notificado sobre os problemas com outras vacinas de Paranaiguara. O Ministério também informou que “perdas operacionais, que correspondem a 10% do total de doses distribuídas das vacinas, já são previamente calculadas”.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o equipamento chegou a marcar 30ºC. O órgão informou que o freezer havia passado por manutenção recentemente e ainda não é possível verificar o que causou o problema. Uma perícia será feita para verificar o que aconteceu.

O munícipio deverá receber doses da vacina ainda esta semana, após a chegada de 189 mil doses de AstraZeneca, em Goiás, na madrugada desta quarta-feira (26).