Press "Enter" to skip to content

Vagas do Prouni já podem ser consultadas

Já está disponível para os interessados em aderir ao Programa Universidade para Todos (Prouni) a consulta de vagas na página do programa no Ministério da Educação.  Serão oferecidas 242.987 bolsas de estudo integrais e parciais em 2.976 instituições privadas de educação superior. Os candidatos podem utilizar como busca a instituição, curso ou município. O período de inscrição dos candidatos vai de 6 a 9 de fevereiro e é gratuita, feita apenas pela internet, no site oficial do programa.

A seleção destina-se a candidatos que ainda não tenham diploma de nível superior e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição particular, com bolsa integral. Quem estudou parte do ensino médio em colégio público e parte na rede privada, na condição de bolsista integral, também pode concorrer a uma vaga. E para concorrer a uma vaga, é preciso ter atingido no mínimo 450 pontos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e nota de redação maior que zero.

Existem dois tipos de bolsas no Prouni, a integral e a parcial. A integral, cobre toda a mensalidade, sendo oferecida a candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já a parcial é distribuída a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. É possível concorrer a também as vagas, estudantes sem necessidade de estarem dentro dos quesitos de renda, professores da rede pública de ensino. Assim, é preciso que estejam ainda ativos no magistério da educação básica ou que componham quadros permanentes de instituições públicas. Eles podem concorrem exclusivamente a bolsas dos cursos de licenciatura. O programa também reserva bolsas a pessoas com deficiência ou que se autodeclarem indígenas, pretas ou pardas.

Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2017, indicando, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis. Até o último dia do prazo, o candidato fica livre para alterar suas opções, sendo confirmada a última inscrição. Serão realizadas duas chamadas. A cada chamada é estabelecido um prazo para que os candidatos pré-selecionados apresentem à instituição de ensino escolhida os documentos comprobatórios.

Ao final das duas convocações, o candidato ainda pode manifestar interesse em participar da lista de espera do ProUni. Se restarem bolsas não preenchidas, serão ocupadas pelos estudantes da lista. O período para se inscrever na lista de espera é de 16 a 19 de março de 2018. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de fevereiro e o da segunda chamada está previsto para 2 de março.