Vai ter mulher sim na Fórmula 1

Na semana do dia Internacional da Mulher, a Sauber anunciou que Tatiana Calderón será a nova piloto de testes da equipe para a temporada 2018 da Fórmula 1.

A colombiana de 24 anos começou sua carreira no automobilismo aos nove anos de idade. Em 2017, começou a trabalhar na Sauber como piloto de desenvolvimento, e esse ano, foi promovida para a nova função. Ela fará treinos em simuladores e grandes prêmios durante a temporada.

“Estou ansiosa para essa temporada, e darei meu máximo para demonstrar minha capacidade tanto na GP3 quanto na Fórmula 1”, disse Tatiana

Foto: Fórmula E

Durante a semana, a espanhola Carmen Jordá, que atuou como piloto de desenvolvimento tanto da Lotus quanto da Renault, declarou que existe uma questão física que impede que as mulheres sejam bem sucedidas na Fórmula 1, principal categoria do automobilismo.

Apenas uma mulher foi titular e pontuou na Fórmula 1 durante sua existência. A italiana Lella Lombardi, em 1975, terminou o Grande Prêmio da Espanha em sexto lugar, correndo pela March.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Coritiba encerra temporada decepcionante na Série B em 2024: pior marca desde pontos corridos. Planos para 2025 após ausência no G4.

O Coritiba encerrou a temporada de 2024 com um desempenho decepcionante na Série B do Campeonato Brasileiro. O time Alviverde terminou a competição na 12ª posição, acumulando 50 pontos ao longo do campeonato. Essa marca representa a pior campanha do clube na era dos pontos corridos da segunda divisão nacional.

Comparando com anos anteriores, o Coritiba havia registrado um desempenho mais fraco em 2018, quando fechou a competição na 10ª posição, com 52 pontos. No entanto, um ponto positivo da temporada de 2024 foi o número de vitórias conquistadas, totalizando 14 triunfos, um a mais do que em 2018.

Das sete vezes em que disputou a Série B nos pontos corridos, essa foi apenas a terceira ocasião em que o Coritiba não conseguiu o acesso. Além de 2024 e 2018, o clube também terminou fora do G4 em 2006, ocupando a sexta posição ao final da competição, com 59 pontos conquistados.

Um fato inédito foi a ausência do Coritiba no G4 ao longo de toda a temporada de 2024. Anteriormente, o Alviverde havia participado da Série B em cinco ocasiões, sempre alcançando uma das quatro primeiras colocações em algum momento da competição. No entanto, essa trajetória foi alterada no ano de 2024.

Ao analisar as campanhas anteriores do Coritiba na Série B nos pontos corridos, é possível identificar anos de destaque, como em 2007 e 2010, quando o clube conquistou o título da competição. Já em 2019 e 2021, o Alviverde conseguiu o acesso à série A do Brasileirão. No entanto, a temporada de 2024 ficará marcada como um período de resultados aquém do esperado.

Com a temporada encerrada, o Coritiba agora foca na preparação para 2025. O clube está em busca de um novo técnico e se prepara para a estreia no Campeonato Paranaense do próximo ano, que está marcada para o dia 12 de janeiro, contra o Londrina, no Couto Pereira. Além do estadual, o Alviverde também terá pela frente a Copa do Brasil e a Série B do Brasileirão. A expectativa é de uma reabilitação após a queda de rendimento em 2024.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp