Após jogar em Portugal, Val vive a expectativa de estrear no Japão: “Clube que gosta de jogadores brasileiros”
Natural de Tailândia, no Pará, o volante se prepara para sua primeira experiência no futebol asiático, visando ajudar o time local a conquistar o acesso para a elite japonesa.
Após pouco mais de um ano de seu retorno ao futebol brasileiro, onde passou uma temporada em Portugal, Val Soares agora enfrenta o desafio de jogar no futebol asiático. Encerrando sua passagem pelo Vitória, o volante acertou com o Ventforet Kofu, clube da segunda divisão do Japão.
Carregando a experiência de 23 jogos nas temporadas 2022/23 e 2023/24 pelo Marítimo, clube português, o meio-campista fala sobre sua expectativa em atuar no Japão e em contribuir com seu novo clube na busca pelo acesso à elite nacional.
Val Soares, aos 28 anos, volta a jogar longe de sua terra natal após passagens por Paysandu e Vitória, buscando se adaptar a um novo ambiente. Recebido de forma calorosa pela equipe japonesa, o volante ressalta a tradição do clube em contar com jogadores brasileiros, o que tem facilitado sua rápida adaptação.
O volante se mostra confiante em sua experiência no Japão, acreditando em sua evolução como atleta e ser humano. Com a cultura japonesa diferente da que está acostumado, se sente preparado para estrear e contribuir para a recuperação da equipe na liga. Apesar do início não esperado, Val enxerga as 29 rodadas restantes como oportunidades para buscar o acesso à elite do futebol japonês.
Os primeiros dias de Val no Japão têm sido positivos, com o jogador sendo bem recebido e acolhido pela equipe. Com a presença de outros jogadores brasileiros no elenco, como Eduardo Mancha, Matheus Leiria e Renato Augusto, a adaptação do volante tem sido mais fácil, já que o clube demonstra seu apreço por atletas do Brasil e oferece todo o suporte necessário para que se sinta em casa.