Vale do Paraíba: 1,7 mil mortes no trânsito em 5 anos; 40% em motos

Em 5 anos, Vale do Paraíba registrou 1,7 mil mortes no trânsito; 40% das vítimas fatais estavam em motos

Vale totalizou 1.734 mortes no trânsito, sendo que o número de vítimas em motos foi de 703, considerando os motociclistas e ‘garupas’.

Dados do Infosiga, divulgados pelo Detran-SP na última semana, mostram que o Vale do Paraíba registrou, nos últimos 5 anos, mais de 1,7 mil vítimas fatais em acidentes de trânsito.

Ainda segundo o levantamento feito pelo DE, nesse período, o número de vítimas fatais que estavam em uma moto na hora do acidente representou 40,5% do total de mortes na região.

O período corresponde a novembro de 2019 até outubro deste ano. Nesse período, o Vale totalizou 1.734 mortes no trânsito, sendo que o número de vítimas em motos foi de 703. O número total considera motociclistas e ‘garupas’.

A efeito de comparação, o segundo meio de locomoção com mais vítimas fatais na região nesse período foi o carro. Foram 367 mortes de pessoas que estavam em carro nos últimos 5 anos, número que representa 21,2% do total.

Em 2024, o Vale do Paraíba já registrou 322 mortes no período entre janeiro e outubro, considerando todos os meios de locomoção. São José dos Campos é a cidade com mais mortes no ano: 71.

Maior cidade da região, São José registrou, no mesmo intervalo de 5 anos, um total de 390 mortes no trânsito. Assim como na região, o número de vítimas que estavam em uma moto também é alto: foram 162 vítimas, o que representa 41,5%.

Os pedestres aparecem em segundo lugar na lista, com 97 mortes nos últimos anos — o que representa 24,9% do total. As vítimas que estavam em carros somam 85 no período na cidade, representando 21,8% do total. Você pode conferir mais notícias do DE e região Bragantina através de vídeos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial à paisana reage a assalto e mata suspeito em Campinas: veja detalhes!

Policial que voltava da igreja reage a assalto e mata suspeito a tiros em Campinas

Segundo a PM, suspeito se passou por vendedor de balas no semáforo para abordar o agente. Outro suspeito conseguiu fugir.

Um homem foi morto a tiros após tentar assaltar um policial militar à paisana, na noite deste sábado (7), em Campinas (SP). De acordo com a Polícia Militar, o suspeito se passava por vendedor de balas no semáforo quando abordou o agente que estava de moto voltando da igreja.

A ocorrência foi na Rodovia Francisco Von Zuben. Segundo a PM, o homem estava com uma réplica de arma de fogo. Ao anunciar o assalto, o policial reagiu e o atingiu com três disparos. Um outro suspeito, que estaria com ele no momento do crime, conseguiu fugir.

O policial militar atua na capital paulista, mas mora na metrópole. Ele foi ouvido no local e liberado. A via marginal da rodovia foi isolada e a arma do homem morto foi apreendida. A perícia foi acionada e o caso deve ser apresentado no 1º Distrito Policial.

VÍDEO: TUDO SOBRE CAMPINAS E REGIÃO

50 vídeos

Veja mais notícias sobre a região na página do DE Campinas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp