Vale do Paraíba: 60 mil declarações de IR retidas em 2025

vale-do-paraiba3A-60-mil-declaracoes-de-ir-retidas-em-2025

Cerca de 60 mil declarações de imposto de renda do Vale do Paraíba caíram na malha fina em 2025. Desse total, 65% já regularizaram a situação, conforme informações da Receita Federal. O contribuinte pode verificar o ‘extrato’ do IR no site da Receita Federal, no chamado e-CAC, para identificar possíveis inconsistências ou pendências.

A Câmara deve votar hoje uma proposta que amplia a faixa de isenção do imposto de renda. Um balanço divulgado pela Receita Federal nesta quarta-feira (1º) revelou que quase 60 mil declarações na região do Vale do Paraíba estão retidas na malha fina. Do total, 65% já regularizaram a situação.

De acordo com levantamento da Receita Federal, a Delegacia de São José dos Campos recebeu 717.581 declarações de imposto de renda este ano. Dessas, 59.745 ficaram retidas na malha fiscal do Vale, correspondendo a 8,3% do total de documentos entregues na região.

Até o final de setembro, aproximadamente 65% das declarações retidas na malha fina no Vale do Paraíba já haviam sido regularizadas pelos contribuintes. No entanto, 20.715 declarações permaneciam retidas, representando 2,89% do total de documentos entregues na jurisdição.

Segundo a Receita Federal, os principais motivos de retenção em 2025 no Vale do Paraíba são deduções, omissão de rendimentos e diferenças no Imposto Retido na Fonte (IRRF). Das declarações em malha fina, a maioria busca restituição de Imposto de Renda, enquanto uma parte apura imposto a pagar, e outra parcela apresenta saldo zero.

Para verificar possíveis pendências na declaração do imposto de renda, os contribuintes podem acessar o “extrato” do IR no site da Receita Federal, por meio do e-CAC. É importante corrigir as inconsistências para que as restituições sejam liberadas. A apresentação de uma declaração retificadora ou comprovação de correção ao Fisco são formas de regularizar a situação.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp