Valentine´s Day: conheça a origem e significado da data

Todo dia é um bom dia para celebrar a paixão. Mas, para quem está morrendo de amor, algumas datas servem para celebrações importantes no calendário. Além do dia 12 de junho, quando se comemora o Dia dos Namorados no Brasil, alguns românticos optam por comemorar o Dia de São Valentim – Valentine´s Day, em inglês- nesta quarta-feira (14).

Diferente do Brasil, países como Estados Unidos, Japão, África do Sul, Austrália e boa parte da Europa, deixam o romantismo aflorar no dia 14 de fevereiro com corações para todos os lados, jantares românticos, trocas de cartões e presentes e declarações apaixonadas.

Como surgiu essa data?

Bom, há pelo menos três história sobre a origem de São Valentim, incluindo a de um africano e de outro que atuou como bispo de Terni, na Itália. Mas, aquele cuja biografia foi mais difundida, foi um padre que viveu em Roma durante o governo de Cláudio II, no século 3.

De acordo com a história, casamentos estavam banidos naquele período pois o imperador acreditava que os homens solteiros e sem responsabilidades familiares serviriam melhor ao exército romano.

Sendo contrário ao posicionamento de Cláudio II, o bispo Valentim seguiu abençoando as uniões clandestinamente, organizando cerimônias em segredo, até que foi descoberto e preso por descumprir as ordens. Valentim foi decapitado na Via Flamília.

Dois séculos depois, em 14 de fevereiro de 496, o papa Gelásio I instituiu o Dia de São Valentim. A atitude também foi uma tentativa de ressignificar uma festa tradicional pagã conhecida como Lupercália (em homenagem ao deus Lupercus), que acontecia em meados deste mês para celebrar a fertilidade e a chegada da primavera.

Acredita-se também que a celebração tenha relação com a Idade Média, quando se dizia que 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, namorados aproveitavam a data para mandar mensagens de amor

Santo Antônio e João Dória

Mas, já que tantas tradições são iguais no mundo, por que justamente essa comemoração acabou mudando quando chegou aqui? Bom, a resposta pode até se aproximar do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, comemorado em 13 de junho. Mas, na verdade, tudo se deve a uma estratégia comercial.

Em 1946, o publicitário João Dória, pai do atual governador do Estado de São Paulo, teve a agência Standart Propaganda contratada pela loja Exposição Clipper para melhorar o resultado de compras em junho, considerado um mês fraco.

Datas como o Dia das Mães, inspiraram a criação do Dia dos Namorados brasileiro, que acabou se afastando da comemoração em fevereiro e, sem acasos, do carnaval geralmente celebrado neste período.

Entre os slogans da campanha se João Dória estavam: “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”. A iniciativa foi considerada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda e se fortaleceu nos junhos seguintes em todos os estados brasileiros.

Cartaz da campanha de Dia dos Namorados de João Dória
Capaz da campanha feita pelo publicitário João Doria. Foto: Reprodução

É devido a isso que, até hoje, comemoramos o Dia dos Namorados em 12 de junho, que simboliza um grande aquecimento para o comércio nacional e também para o coração dos apaixonados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp