Valentino Rossi, 42, decidiu se aposentar do MotoGP no final de 2021. Desde que entrou nesta categoria em 1996, o italiano ganhou 9 campeonatos mundiais, 115 Grand Prix e 235 pódios. Além disso, é conhecido como o “Doctor”, Valentino ainda é o único concorrente a vencer o campeonato nas categorias de 125cc, 250cc, 500cc e MotoGP.
Rossi confirmou em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (5), que esta será a sua última temporada na velocidade das motos. Este fim de semana, o MotoGP está no Red Bull Ring do GP da Estíria. Em 1996, o italiano conquistou seu primeiro pódio na carreira lá.
“Eu disse que eu tomaria uma decisão para o próximo ano depois da parada de verão, e eu decidi parar no fim da temporada.” A lenda do esporte continuou dizendo que esse é um momento difícil e triste, pois não é fácil dizer e saber que, no próximo ano, ele não correrá mais em uma moto. “Eu fiz isso por mais ou menos 30 anos!”, afirmou o italiano.
Apesar da mudança de vida, Rossi disse que aproveitou sua jornada na motovelocidade e que foi muito divertido estar por mais de 25 anos no Campeonato Mundial.
“Eu tive momentos inesquecíveis com os meus caras, os caras que trabalham para mim, então… eu não tenho muito a dizer!. Só isso”, concluiu o piloto.
Durante o resto do ano, a Petronas Yamaha SRT conta com os serviços de Valentino Rossi, que, a partir do ano que vem, assiste à equipe da qual é dono estrear em tempo integral na Moto GP.
A Aramco Racing Team VR46 é uma parceria entre a empresa do ex-piloto e a maior companhia de petróleo do mundo em termos de reservas de óleo cru e de produção. A união entre Rossi e a Arábia Saudita causou enorme polêmica por conta das atitudes controversas do governo na Guerra do Iêmen e a ordem de matar o jornalista Jamal Khashoggi.
A marca do piloto já pertence à classe rainha da motovelocidade graças a uma parceria com duas fornecedoras de motos: a italiana Ducati e a espanhola Avintia, equipe de Luca Marini, meio-irmão de Valentino. Com a saída dos espanhóis da modalidade no final dessa temporada, o time do italiano assume as duas vagas que se abriram.
Trajetória.
Valentino Rossi foi campeão de três categorias diferentes antes de brilhar na categoria principal do MotoGP. Em 1997 venceu o campeonato de 125cc, em 1999 venceu o campeonato de 250cc e em 2001 conquistou a taça de 500cc aos 22 anos. Então, com o surgimento da motocicleta 990cc no ano seguinte, ele iniciou o mais alto nível do esporte.
Se a maioria dos pilotos tem problemas para se adaptar ao novo motor, o italiano venceu quatro campeonatos consecutivos, incluindo dois para a Honda e dois para a Yamaha. Depois de dois anos sem campeonato, ele conquistou dois troféus para o time japonês em 2008 e 2009. Como um dos atletas mais aclamados da velocidade das motocicletas.
Mesmo assim, o italiano de 42 anos optou por participar da competição por mais um ano. O resultado não apareceu, mas nada destruiria seu legado. Além de acompanhar sua equipe em 2022, ele também pensa em dar mais atenção às corridas, algo que tem feito ocasionalmente nos últimos anos.