Press "Enter" to skip to content

“Vamos fomentar a instalação de Pronto-Atendimento Infantil”, diz Ismael Alexandrino

Última atualização 10/09/2022 | 13:41

A descentralização da saúde em âmbito nacional é um dos principais objetivos do candidato a deputado federal pelo PSD, Ismael Alexandrino. Em agenda no município de Goianésia, na noite de sexta-feira, 9, no Centro-Norte goiano, o ex-secretário de saúde de Goiás relembrou a implantação de seis policlínicas no interior goiano, que possibilitou o acesso à saúde especializada de forma regionalizada para quem mora longe da capital, e reforçou que a descentralização da pediatria também é um de seus objetivos na Câmara Federal.

Ismael afirmou que já está em discussão com gestores municipais da região metropolitana e também do interior do estado a implantação do Pronto Atendimento Infantil (PAI), com foco no atendimento em urgência e emergência de crianças. “A gente percebe que é necessário o funcionamento dessas estruturas no âmbito dos municípios, para que os hospitais de média e alta complexidade não desvirtuem seus perfis de atendimento e fiquem sobrecarregados”, explicou em reunião com servidores da saúde do município.

O candidato à Câmara Federal destacou que a “primeira infância estava descoberta” e, por isso, desde março de 2019 trabalhou “muito para instalar o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, que hoje é referência para todas as mães em Goiás”. Desde sua inauguração em fevereiro deste ano, o Hecad já realizou mais de 13 mil atendimentos e 31 mil exames em crianças e adolescentes.

Com a criação do Hecad, Goiás passou a contar com um hospital específico para o atendimento em média e alta complexidade de crianças e adolescentes, oferecendo pronto-socorro 24 horas, realização de exames laboratoriais e diagnóstico por imagem, além de 146 leitos de internação, sendo 30 leitos de UTIs.

Além do Hecad, o antigo Hospital Estadual Materno-Infantil, atual Hospital Estadual da Mulher (Hemu), ficou responsável pelo atendimento de recém-nascidos, dedicando 56 leitos de Tratamento Intensivo, Cuidados Intermediários e estabilização, para o público neonatal. Neste ano, já foram realizadas no Hemu mais de 1.600 consultas pediátricas, além de todo o atendimento de equipe multidisciplinar que são oferecidos aos recém-nascidos internados no hospital.

Ismael Alexandrino também falou que estará junto ao governador Ronaldo Caiado na implantação do Hospital Estadual do Câncer, que tem como projeto iniciar os atendimentos na oncologia pediátrica. “Esse é o nosso compromisso e vamos continuar levando saúde para toda a população goiana. Com dignidade e qualidade de alto padrão, assim como fizemos nas unidades públicas que administramos”.

A tarde, ao lado do candidato a deputado estadual Tales Barreto (União Brasil), Ismael Alexandrino participou de caminhada nas ruas do centro de Ceres, onde conversou com moradores e ouviu as principais demandas da cidade e região.