Press "Enter" to skip to content

Vândalos invadem e picham capela: “A Terra é plana, pesquisem”

Última atualização 03/05/2023 | 17:56

Uma igreja foi invadida e pichada por terraplanistas no interior de São Paulo. O caso está sendo investigado pela polícia, que apura também detalhes de como o vândalo agiu no prédio. A capela Nossa Senhora da Piedade, na zona rural de Araras, teve a porta arrombada com ajuda de um maçarico. 

 

O autor escreveu em três paredes do espaço de orações católico. “A Terra é plana e não um globo”, “As agências espaciais apenas mentem”, “As imagens não tiveram poder algum para me impedir de entrar aqui, de movê-las de lugar e de escrever nestas paredes”, pichou o vândalo.

 

Uma nota de repúdio foi emitida pela Diocese de Limeira. Eles classificaram o episódio como desrespeito, intolerância religiosa e clamou pelo amor ao próximo. “Devemos ressaltar a Carta Magna de 1988, principalmente no tocante da prática da tolerância religiosa e da cultura de paz, respeitando a dignidade e a liberdade de consciência da religião”, divulgou a instituição.

 

De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, o autor pode responder por ultraje a culto e  por dano. O primeiro crime é tipificado como escarnecer de alguém publicamente por crença ou função religiosa, impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso e vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso. A pena é de um mês a um ano ou multa.

 

No segundo caso, é destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia e a punição é de um a seis meses ou multa.