Goiás segue sob a influência de um corredor de umidade que transporta grandes volumes de vapor de água da Amazônia pelo Brasil Central até o Sudeste. O fenômeno deve provocar aumento significativo da nebulosidade e favorecer a ocorrência de chuvas volumosas nos próximos dias, elevando o risco de tempestades severas em várias regiões do estado.
De acordo com os meteorologistas, o intenso transporte de umidade cria condições favoráveis para pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento. Há alerta de risco potencial de tempestades para 154 municípios goianos, com possibilidade de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem ultrapassar os 50 km/h.
Conhecido como corredor de umidade, o fenômeno funciona como uma espécie de “autoestrada invisível” na atmosfera, conduzindo massas de ar carregadas de vapor de água da região amazônica para o Centro-Oeste e o Sudeste do país. Esse mecanismo é um dos principais responsáveis pelas chuvas intensas típicas do verão brasileiro.
Em janeiro de 2026, a persistência desse sistema tem sido acompanhada de perto por especialistas, já que sua atuação é fundamental tanto para o abastecimento dos reservatórios quanto para a produtividade agrícola. No entanto, a intensificação e a permanência prolongada do corredor sobre uma mesma área acendem um sinal de alerta, pois as chuvas tendem a se tornar mais frequentes e volumosas do que o normal.
Diante desse cenário, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) reforça o alerta para mudanças rápidas nas condições do tempo. Alterações repentinas podem resultar em chuvas intensas, rajadas de vento, alagamentos, transbordamento de mananciais, queda de árvores e danos à infraestrutura urbana e rural.
O Cimehgo explica ainda que, à medida que o corredor de umidade começar a se desfazer, o estado deve voltar gradualmente a um padrão mais estável, com equilíbrio entre sol e umidade. Mesmo assim, ainda são esperadas pancadas de chuva isoladas, porém menos intensas do que as associadas ao fenômeno. Segundo boletim meteorológico, tanto nesta quarta-feira, 7, quanto na quinta-feira, 8, todas as regiões de Goiás devem registrar sol intercalado com chuvas isoladas. As temperaturas máximas podem chegar a 33 °C nas regiões Norte e Oeste, enquanto no Leste do estado as mínimas podem atingir 18 °C.
Além da capital, os municípios com alerta de tempestade para a próxima quinta-feira incluem: Abadia de Goiás, Abadiânia, Acreúna, Adelândia, Água Limpa, Aloândia, Americano do Brasil, Amorinópolis, Anhanguera, Anicuns, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Araçu, Aragarças, Aragoiânia, Araguapaz, Arenópolis, Aruanã, Aurilândia, Avelinópolis, Baliza, Bela Vista de Goiás, Bom Jardim de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Britânia, Buriti Alegre, Buriti de Goiás, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goiás, Caçu, Caiapônia, Caldas Novas, Campestre de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Carmo do Rio Verde, Castelândia, Catalão, Caturaí, Ceres, Cezarina, Chapadão do Céu, Córrego do Ouro, Corumbaíba, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Damolândia, Diorama, Doverlândia, Edealina, Edéia, Faina, Fazenda Nova, Firminópolis, Gameleira de Goiás, Goiandira, Goianira, Goiás, Gouvelândia, Guapó, Guaraíta, Heitoraí, Hidrolândia, Inaciolândia, Indiara, Inhumas, Ipameri, Ipiranga de Goiás, Iporá, Israelândia, Itaberaí, Itaguaru, Itajá, Itapaci, Itapirapuã, Itapuranga, Itarumã, Itauçu, Itumbiara, Ivolândia, Jandaia, Jataí, Jaupaci, Joviânia, Jussara, Lagoa Santa, Mairipotaba, Marzagão, Matrinchã, Maurilândia, Mineiros, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Montividiu, Morrinhos, Morro Agudo de Goiás, Mossâmedes, Mozarlândia, Nazário, Nerópolis, Nova América, Nova Aurora, Nova Crixás, Nova Veneza, Novo Brasil, Ouro Verde de Goiás, Ouvidor, Palestina de Goiás, Palmelo, Palminópolis, Panamá, Paranaiguara, Paraúna, Perolândia, Petrolina de Goiás, Pilar de Goiás, Piracanjuba, Piranhas, Pires do Rio, Pontalina, Porteirão, Portelândia, Professor Jamil, Quirinópolis, Rialma, Rianápolis, Rio Quente, Rio Verde, Rubiataba, Sanclerlândia, Santa Bárbara de Goiás, Santa Cruz de Goiás, Santa Fé de Goiás, Santa Helena de Goiás, Santa Isabel, Santa Rita do Araguaia, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio da Barra, Santo Antônio de Goiás, São João da Paraúna, São Luís de Montes Belos, São Patrício, São Simão, Serranópolis, Terezópolis de Goiás, Trindade, Turvânia, Turvelândia, Uruana, Urutaí, Varjão e Vicentinópolis.




