Vapt Vupt de Goianésia inaugura nova sede no prédio da Sefaz

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) inaugurou oficialmente nesta quinta-feira, dia 31, as novas instalações do Vapt Vupt em Goianésia, no prédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), que fica na Região Norte da cidade.

Na abertura, o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, relembrou que o Vapt Vupt é ”uma marca do governador Marconi Perillo, de sua obsessão pelo serviço público de qualidade e na eficiência da gestão.”

Ele também elogiou a qualidade das instalações da nova unidade. Segundo o secretário, o novo espaço atende a população com conforto e também garante um local digno de trabalho para os servidores. “O modelo de prestação de serviços de forma centralizada, em uma região estratégica de Goianésia, além de permitir mais agilidade no atendimento ao cidadão, gera economia para o Estado”, destacou.

O prefeito da cidade, Renato de Castro, também participou da solenidade e destacou que “a região norte da cidade tem mais pessoas carentes, que às vezes não têm facilidade de mobilidade, portanto a mudança de local foi muito boa.”

A nova sede funciona 12 horas por dia, das 7 horas às 19 horas, de segunda a sexta-feira, com a mesma estrutura, realizando mil atendimentos diários. O superintendente de inovação da Segplan, Vandir Gomes, já havia identificado necessidade pelo horário estendido de funcionamento. Segundo ele, “havia a demanda para que o expediente fosse de 12 horas, para atendermos principalmente as pessoas que vivem na zona rural.”

Para o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, “o Vapt Vupt supera a expectativa de quem precisa tirar um documento público. As instalações são muito bem feitas, e esse Vapt Vupt será referência na vida dos moradores de Goianésia”.

Foto: Goiás Agora

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos