Vapt Vupt é inaugurado em Trindade e deve atender 1,5 mil pessoas por dia

O governador Marconi Perillo inaugurou nesta sexta-feira, dia 1, a mais nova unidade do Vapt Vupt. Localizada no Setor Maysa, em Trindade, ela atenderá aproximadamente 1,5 mil pessoas por dia, da cidade e da Região Noroeste de Goiânia, uma das mais populosas da capital. “Sempre sonhei com um lugar onde o governo atendesse a população com qualidade, sem burocracia e enrolação. E o Vapt Vupt é isso. O primeiro, foi em 1999, no meu primeiro mandato. Essa, é a unidade de número 77. Outras três já estão em funcionamento, mesmo sem inauguração oficial, e espero conseguir chegar a 100 até o fim desse meu quarto mandato”, disse o governador, na solenidade.

A unidade funcionará de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. O Vapt Vupt Maysa fará atendimentos para o Detran, Ipasgo, Multifuncional, Sine, Saneago, foto digital e clínica médica Detran, Celg, Prefeitura de Trindade e correspondente bancário. Instalado na Rua das Mangabeiras, no Centro Comercial, atenderá uma população que até agora precisava se descolar para ter acesso a alguns serviços públicos.

A solenidade de inauguração teve as presenças, além do governador Marconi Perillo, do superintendente-executivo da Segplan, Bruno Perillo, do chefe de gabinete Rogério Santana, do superintendente do Vapt Vupt, Cleiton Assunção, do prefeito de Trindade, Jânio Darrot, deputados, vereadores e moradores da região.

A unidade Maysa é a segunda entregue à população somente esta semana. O serviço beneficia moradores dos municípios circunvizinhos de Trindade e bairros com grande densidade populacional como o Ponta Cayana, em Trindade, e outros como o Conjunto Vera Cruz, Jardim Petrópolis e Jardim Bonanza, em Goiânia.

Na quinta-feira, dia 31, o secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita, inaugurou a nova sede do programa em Goianésia, município da Região do Vale do São Patrício.

Fonte: Goiás Agora

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos