Vapt Vupt realiza mais de 3,7 milhões de atendimentos no primeiro semestre

As 76 unidades do Vapt Vupt, localizadas na capital e interior do estado, realizaram no primeiro semestre de 2023 mais de 3,7 milhões de atendimentos.

O índice que afere o tempo médio de espera do usuário continua inferior a 10 minutos e a avaliação positiva dos serviços é de aproximadamente 95%, no mesmo período.

As agências com maior número de atendimentos estão localizadas em Aparecida de Goiânia (Buriti Shopping), Rio Verde, Anápolis e na capital (setor Campinas). Os serviços disponíveis no programa são agendados, por meio do portal , permitindo distribuir melhor a demanda nos municípios com mais de uma unidade e evitando filas ou esperas desnecessárias.

Além do agendamento, o sistema de avaliação também foi reformulado e modernizado. Os cidadãos podem qualificar os atendimentos acessando o QR Code fixado nas mesas dos atendentes ou utilizando o Expresso Totem, plataforma de serviços digitais disponibilizada em todas as agências.

AVALIAÇÃO

De janeiro a junho de 2023, mais de 158 mil usuários classificaram a experiência dos atendimentos do Vapt Vupt, índice que atingiu 95% de avaliações positivas e abrange todas as unidades do estado.

Os números demonstram o sucesso da política implementada pelo governador Ronaldo Caiado para aproximar Estado e cidadão.

“Além da pesquisa aplicada ao final do atendimento, fazemos levantamentos de indicadores importantes, que nos direciona no planejamento e aplicação de ações que geram uma entrega mais eficiente e efetiva ao cidadão. É assim que identificamos, por exemplo, a necessidade de desburocratizar algum serviço”, explica a subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos da Secretaria da Administração (Sead), Lara Garcia Borges.

A Sead promoveu ainda outras ações para aperfeiçoar a experiência do usuário nas unidades. Nos últimos anos, 28 agências passaram por algum tipo de intervenção física, obras ou mudança, assegurando mais conforto e dignidade aos usuários e servidores, investimento superior a R$ 11 milhões.

VAPT VUPT

Outras 10 unidades foram inauguradas desde 2019 em diferentes regiões do estado. A última delas foi entregue em abril deste ano, em Padre Bernardo.

A superintendente de Gestão do Atendimento ao Cidadão, Lilianne Lima de Sousa, pontua que os índices refletem o conjunto de ações empreendidas pelo Governo de Goiás no aperfeiçoamento das políticas de atendimento aos cidadãos.

“A prioridade da gestão é levar mais cidadania e dignidade a todos os goianos, o que significa, entre outros, disponibilizar serviços mais ágeis e eficientes. O esforço do governo para manter a qualidade é constante”, avalia Lilianne.

EXPRESSO

O Governo de Goiás disponibiliza também mais de 110 serviços totalmente digitais, por meio do portal A plataforma Expresso oferta canais de atendimento, por meio de balcões de interação presencial distribuídos em todas as regiões do estado, totens de autoatendimento em agências do Vapt Vupt e locais estratégicos em municípios pelo interior de Goiás, além do app Expresso Goiás e agências dos Correios.

Uma das ações mais recentes é a criação do Tele-Expresso. Por meio do telefone (62) 3269-4340, usuários podem agendar serviços nas agências do Vapt Vupt, consultar documentos necessários para os atendimentos e os endereços de todas as unidades.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp