Vapt Vupt realiza mais de 6,5 milhões de atendimentos em 2022

Vapt Vupt realiza mais de 6,5 milhões de atendimentos em 2022

O número atendimentos realizados em 2022 nas mais de 70 agências do Vapt Vupt, no Estado, já é superior a 6,5 milhões. O resultado é fruto do investimento permanente do Governo de Goiás em iniciativas para aperfeiçoar e democratizar os serviços estaduais.

Nos últimos dois anos, a gestão aplicou mais de R$ 11 milhões para melhoria das estruturas das unidades, que inclui reformas, mudança de local para prédios mais adequados às necessidades do usuário e aquisição de mobiliários novos.

A atual gestão criou nove agências novas, cujas inaugurações de quatro delas foram neste ano em Crixás, Hidrolândia, Jussara e Novo Gama. Além das inaugurações de 2022, nos anos anteriores foram criadas novas agências em Goiânia, Campos Belos, Itapaci e São Luís de Montes Belos.

Desde 2021, 36 agências passaram por algum tipo de intervenção para melhorar a prestação de serviços à população, seja reforma ou mudança de local de atendimento. Para o titular da Secretaria da Administração (Sead), Alexandre Demartini, os números evidenciam o compromisso do Governo de Goiás com a qualidade dos serviços disponíveis à população.

“Reflete o esforço do governo em aperfeiçoar e democratizar os serviços estaduais. Ações efetivas de uma gestão que prioriza a relação com os sete milhões de goianos. Alcançamos, assim, levar eficiência e agilidade na prestação dos atendimentos ofertados”, avalia o secretário.

Avanços para o cidadão

A implantação do agendamento prévio para os serviços ofertados nas agências, realizado pelo portal www.vaptvupt.go.gov.br, permitiu distribuir melhor a demanda dos atendimentos. Para o usuário, significa menor tempo de espera e a certeza de ser atendido na data e horário agendados. Da triagem, na chegada à unidade, até o atendimento no guichê, o usuário aguarda menos de dez minutos em média

Só na ação referente à aquisição de mobiliários, o Governo de Goiás investiu mais de R$ 7 milhões em mais de três mil itens e em 262 condicionadores de ar para atender praticamente todas as agências. Houve a troca também de 500 computadores. As unidades receberam ainda balcões, armários e bebedouros.

Expresso

O governador Ronaldo Caiado lançou, em maio de 2021, o novo programa de atendimento ao cidadão, o Expresso. A plataforma oferece mais de 100 serviços da gestão estadual, todos disponíveis por meio virtual.

O Expresso engloba diversos canais de atendimento: o portal único (expresso.go.gov.br), totens de autoatendimento (Expresso Totem), balcões de atendimento – em parceria com as prefeituras, que disponibilizam local e servidor para o atendimento presencial (Expresso Balcão); atendimento nas agências dos Correios (Expresso Correios) e aplicativo de celular (Expresso Goiás). Dessa forma, todos os municípios contam com pelos menos um ponto de prestação de serviços do programa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Inmet alerta para tempestades em Goiás durante final de semana

Quase 100 cidades goianas entram em alerta de fortes tempestades; Goiânia está entre elas
Mais de 30 cidades do estado de Goiás, incluindo o centro onde fica Goiânia, estão sob alerta de tempestades para o sábado, 23, e domingo, 24. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
 
A Defesa Civil de Goiânia também está emitindo avisos, alertando sobre a possibilidade de chuvas de 100mm e ventos de 100km/h para o final de semana. As condições indicam instabilidade em diversas regiões, incluindo Rio Verde, Goiânia, Aparecida de Goiânia, São João d’Aliança, Morrinhos, Luziânia, Itumbiara, Ouvidor e Iporá, com risco elevado de temporais principalmente durante a tarde.
 
O alerta é laranja, onde são previstas chuvas com intensidade moderada a forte, nas demais regiões do estado, podendo causar rajadas de vento e descargas atmosféricas. No domingo, o potencial para temporais aumenta no centro-norte, enquanto as demais áreas devem registrar precipitações mais isoladas, ainda acompanhadas de ventos fortes e raios.
 
Cidades incluídas no alerta:
 
  • Goiânia e Região Metropolitana: Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo.
  • Cidades do Norte: São João d’Aliança, Uruaçu, Campinacu, Campinorte, Campos Verdes, Crixás, Minacu, Montividiu do Norte e Mozarlândia.
  • Cidades do Sul: Rio Verde, Morrinhos, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis e Turvelândia.
  • Cidades do Leste: Formosa, Cristalina e Luziânia.
  • Cidades Centrais: Anápolis, Caldas Novas, Goianésia, Ouro Verde de Goiás e Petrolina de Goiás.
Precauções com a rede elétrica
 
Durante tempestades, a rede elétrica pode sofrer interferências, ocasionando quedas de energia. Para minimizar riscos, a Equatorial Goiás recomenda que a população:
  • Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas para protegê-los de possíveis oscilações e surtos de energia.
  • Evite o uso de equipamentos eletrônicos e telefone com fio durante o temporal, pois estes podem representar risco em caso de descargas elétricas.
  • Mantenha-se afastado de árvores e estruturas metálicas em locais abertos, e evite contato com cercas de arame e outros materiais que possam conduzir eletricidade.
Caso o fornecimento de energia seja afetado pelo temporal, a distribuidora lembra sobre a importância do registro nos canais oficiais de atendimento, que funcionam 24 horas por dia:
  • Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020.
  • Call Center 0800 062 0196.
  • Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS.
  • Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br.
  • Via SMS: envie uma mensagem para o número 27949 com o texto Faltadeenergia XXXXXXX informando no xxxx sua Unidade Consumidora (UC).
Ao registrar as ocorrências, os consumidores contribuem para que a Equatorial identifique as áreas mais afetadas e priorize as ações de restabelecimento da energia elétrica. Além disso, o registro da ocorrência é fundamental para que a distribuidora monitore e avalie continuamente a qualidade do serviço prestado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp