Vapt Vupt realiza mais de 8 mil atendimentos em eventos itinerantes desde abril

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Administração (Sead), levou atendimentos do Vapt Vupt para mais de 8 mil goianos em eventos itinerantes em 16 municípios do estado. Os números correspondem aos serviços prestados entre abril e julho de 2023, em ações como Goiás Social, Justiça Itinerante (promovido pelo Tribunal de Justiça) e iniciativas da pasta em parceria com as gestões municipais.

Durante os eventos são disponibilizados serviços como emissão de Identidade e CPF, além de atendimentos de órgãos como Detran, Ipasgo e Goiasprev. No período, foram contemplados os municípios de Jataí; Cavalcante; Araras; Goiânia; Santo Antônio do Descoberto; Porangatu; Teresina de Goiás; Monte Alegre de Goiás; Crixás; Caçu; Goianésia; Jaraguá; Nova Veneza, Nerópolis; Luziânia e a cidade de Goiás.

Novas edições estão programadas para os próximos meses. Nos dias 5 e 6 de agosto, serão disponibilizados serviços do Vapt Vupt durante mutirão promovido pelo TJ. Já no dia 9, a comitiva do programa desembarca em Santa Isabel, onde será um Expresso Balcão, modalidade de interação presencial que oferta serviços estaduais à população.

Subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos, Lara Borges avalia que levar novas alternativas de atendimento à população é garantir acesso à cidadania. “Essas ações ocorrem muitas vezes aos finais de semana e contempla cidadãos que não conseguem se deslocar para resolver suas pendências. Ampliar o acesso das pessoas a esses serviços assegura mais dignidade e conforto aos moradores dessas regiões”, pontua.

A superintende de Gestão do Atendimento ao Cidadão, Lilianne Lima, destaca que a mobilização da equipe reforça o compromisso do Governo de Goiás de levar o Estado para mais próximo das pessoas. “Além de facilitar a vida de muitos cidadãos, trata-se ainda de ações sociais para acolher parte de população que tem algum tipo de dificuldade para buscar determinados serviços ou locais”, sinaliza Lilianne.

Somente neste mês de agosto já estão programadas novas ações para oito cidades: Goiânia, Santa Isabel, Senador Canedo, Rio Verde, Gameleira de Goiás, Mineiros, Aparecida de Goiânia e Divinópolis, além de Caldas Novas, que receberá as equipes em ação itinerante no início de setembro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco revela tentativas de atentado durante visita ao Iraque em 2021

Em sua autobiografia, o Papa Francisco revelou que duas tentativas de atentado contra ele foram frustradas durante sua visita histórica ao Iraque, em 2021. O pontífice relatou que foi informado pelos serviços de segurança britânicos sobre uma jovem que estaria a caminho de Mossul, uma das maiores cidades iraquianas, carregando explosivos com a intenção de se explodir durante sua presença. Além disso, ele mencionou uma van que teria partido em alta velocidade com o mesmo objetivo.

No trecho publicado pelo jornal italiano Corriere Della Sera, Francisco descreve a resposta recebida no dia seguinte pela Gendarmaria do Vaticano. Segundo ele, o comandante informou que os responsáveis haviam sido interceptados e “não estavam mais lá”, uma referência à atuação das autoridades iraquianas, que teriam evitado os ataques. “Isso também foi muito marcante para mim. Isso também foi o fruto envenenado da guerra”, escreveu o pontífice em suas memórias.

O relato faz parte do livro Esperança, que será lançado no início de 2024, próximo ao aniversário de 88 anos de Francisco, celebrado nesta terça-feira, 17.

A visita ao Iraque marcou a primeira vez que um líder da Igreja Católica esteve no país, em uma viagem considerada de alto risco devido à situação de segurança e à pandemia de Covid-19. Mesmo assim, Francisco decidiu seguir com a missão, destacando a importância histórica e religiosa do Iraque, lar de uma das comunidades cristãs mais antigas do mundo.

Durante a viagem, o Papa demonstrou solidariedade aos cristãos perseguidos no país e se encontrou com o Grande Aiatolá Ali al-Sistani, uma das figuras mais influentes do islamismo xiita, em um encontro considerado histórico para o diálogo inter-religioso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp