VAR confirma decisão de campo no clássico entre São Paulo e Palmeiras: análise detalhada dos lances controversos.

SP - SAO PAULO - 05/10/2025 - BRASILEIRO A 2025, SAO PAULO X PALMEIRAS - Tapia jogador do Sao Paulo disputa lance com Gustavo Gomez jogador do Palmeiras durante partida no estadio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Marcello Zambrana/AGIF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a análise do VAR do último lance pedido pelo São Paulo no clássico contra o Palmeiras: “Está se jogando”. A arbitragem de vídeo manteve a decisão de campo e considerou normal a disputa de bola entre Gómez e Tapia que resultou no gol de Vitor Roque, o primeiro do Palmeiras, com a explicação de que o atacante já chegava caindo.

O quinto e último vídeo das análises do VAR no clássico entre São Paulo e Palmeiras foi publicado nesta quinta-feira à noite pela CBF. Além disso, a checagem do primeiro gol do Palmeiras, marcado por Vitor Roque, também foi divulgada a pedido do Tricolor. O São Paulo reclamou de falta de Gómez em Tapia no lance do gol do rival, porém, a arbitragem considerou o contato normal entre os jogadores.

No lance mais polêmico do jogo, o não pênalti marcado no escorregão de Allan sobre Tapia, o árbitro convenceu pelo comunicador que não houve falta, pois ambos estavam olhando para bola. A decisão de campo foi mantida, e o VAR concordou com a avaliação do árbitro. Outro lance questionado foi sobre a cor do cartão para Andreas Pereira, que acabou recebendo amarelo mesmo com reclamações do São Paulo.

Após a análise do VAR, foi mantida a decisão de campo no caso do suposto pisão de Gómez em Tapia. A revisão para um cartão vermelho foi feita, porém, não foi considerado intencional. Da mesma forma, a disputa de bola entre Tapia e Gómez na linha de fundo, onde o braço do paraguaio acertou o rosto do chileno, foi considerada acidental. No lance do primeiro gol do Palmeiras, onde o São Paulo pedia falta, o VAR não concordou e considerou que o jogador já estava se jogando.

Embora não haja um veto ao nome do árbitro Ramon Abatti Abel para futuras escalas, o São Paulo espera que a CBF tenha bom senso ao não mais colocá-lo para apitar seus jogos após o período de reciclagem. A análise detalhada do VAR nos lances polêmicos do clássico entre São Paulo e Palmeiras foi fundamental para esclarecer as decisões da arbitragem e trazer transparência ao resultado da partida.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp