Varejo brasileiro tem queda de 2% no fluxo de visitas em março, revela IPV: fique por dentro dos números!

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Fluxo no varejo cai 2% em março com consumidor mais cauteloso, aponta IPV

No acumulado do mês, as vendas recuaram 5% e o faturamento caiu 6%

O fluxo de visitas nas lojas brasileiras caiu 2% em março, na comparação com o
mesmo mês do ano passado, reflexo de uma postura mais “cautelosa” do consumidor.
O dado faz parte do Índice de Performance do Varejo (IPV), elaborado pela
HiPartners em parceria com a FX Data Intelligence e a F360.

Essa cautela ficou ainda mais evidente durante o Dia do Consumidor, comemorado
em 15 de março. Na semana da data, o movimento em shopping centers caiu 16% em
relação ao mesmo período de 2024, o que resultou em uma retração de 3% tanto no
faturamento quanto nas vendas, segundo o CEO da F360, Henrique Carbonell.

No acumulado do mês, as vendas recuaram 5% e o faturamento caiu 6%. Para o sócio
da HiPartners, Eduardo Terra, mesmo com o crescimento anual de 2,4% no varejo
ampliado em janeiro, o desempenho do setor ainda é considerado moderado,
especialmente nos segmentos mais sensíveis ao crédito.

Segundo Terra, o consumo segue pressionado por fatores macroeconômicos como a
inflação de alimentos, as altas taxas de juros e as recentes mudanças
tributárias — entre elas, o programa Remessa Conforme.

A análise apontou ainda uma perda de fôlego na atividade de compra, refletida na
queda de 1,1% no ticket médio geral.

Nos shopping centers, o ticket médio até cresceu 3,4%, mas o avanço não
compensou as quedas nas lojas de rua (3,7%) e em regiões como o Sudeste (1,5%) e
o Norte (1,8%).

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